Coimbra  17 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil já destruiu 234 ninhos de vespa asiática

3 de Fevereiro 2020

No concelho de Arganil foram destruídos 324 ninhos de vespa velutina, conhecida como asiática, em 2019.

Face ao crescente número de situações registadas ao longo dos últimos anos, o Município intensificou o combate à vespa, de forma a garantir dar resposta às situações sinalizadas pelos munícipes em todo o concelho.

Segundo Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, “este é um problema que tem merecido total atenção e empenho por parte da autarquia, por representar uma forte ameaça ao sector da apicultura e à produção do mel, assim como à segurança das pessoas”, acrescentando que “a autarquia destinou cerca de 25 mil euros à eliminação dos cerca de 330 ninhos de vespa asiática sinalizados no concelho só durante o ano passado”.

As freguesias com mais casos detectados foram Arganil (54), Benfeita (46), São Martinho da Cortiça (43), Cepos e Teixeira (40), Pombeiro da Beira (39) e Pomares (37).

O objectivo da autarquia para 2020 passa por manter o combate à disseminação desta espécie, reforçando o controlo e prevenindo o aparecimento de novos ninhos. Os munícipes têm um papel fundamental neste processo, uma vez que, na maioria dos casos, são eles que identificam e comunicam as novas ocorrências.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com