Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil investe 110 000 euros para requalificar acessos à Escola Básica

19 de Março 2020 Jornal Campeão: Arganil investe 110 000 euros para requalificar acessos à Escola Básica

A Câmara Municipal de Arganil vai proceder à requalificação de acessos e estacionamento na Escola Básica n.º1, uma empreitada que significa um investimento de mais de 110 000 euros.

A obra, “que se encontra em fase final de adjudicação, propõe-se a melhorar as condições de circulação nas imediações do estabelecimento de ensino, facilitando e aumentando a capacidade de mobilidade tanto dos automóveis ligeiros como dos autocarros escolares”, revela o Município, adiantando que terá um prazo de execução de 90 dias (três meses).

No final, esta intervenção contemplará a “criação e respectiva marcação de 50 lugares para viaturas ligeiras, divididos por dois parques de estacionamento; a instalação de uma passadeira elevada junto à entrada principal da escola, permitindo o atravessamento de crianças e adultos em segurança, e a reconfiguração de passeios e zonas de circulação, que privilegiam e facilitam a acessibilidade e mobilidade pedonal”.

Luís Almeida, vereador da Educação, revelou-se manifestamente satisfeito com esta intervenção de reconhecida necessidade, que beneficia toda a comunidade escolar da EB1 de Arganil. “Vem colmatar a elevada necessidade de estacionamento que se regista actualmente junto à escola e acabar com os constrangimentos que dificultam a circulação automóvel e a mobilidade pedonal dos alunos e encarregados de educação diariamente”.

Além da reabilitação de acessos e da requalificação do parque de estacionamento existente, o projecto de execução prevê a construção de um novo parque de estacionamento (de 22 lugares), em terreno adquirido pela autarquia para o efeito.

Luís Paulo Costa, presidente da autarquia, justifica a importância do investimento destacando as vantagens práticas e imediatas que vai trazer aos arganilenses.

“A promoção de um bom sistema de ensino e de apoio aos alunos não se esgota nem se pode limitar à sala de aula, englobando também aquilo que são as ferramentas e infraestruturas de apoio, capazes de beneficiar, em simultâneo, a comunidade escolar e a comunidade local”, defende o édil.

Esta intervenção vem, assim, reforçar o investimento global de mais de um milhão de euros realizado pelo Município de Arganil na Educação neste ano lectivo de 2019/2020.

“É uma área à qual a autarquia está particularmente atenta, por se assumir como um dos principais pilares de desenvolvimento local e um instrumento primordial de valorização das nossas crianças e jovens”, sublinhou o autarca, afirmando que “investir na Educação é investir nos alunos arganilenses e no futuro do concelho”.

Nos últimos dois anos, o Executivo procedeu, ainda, à requalificação das escolas básicas e jardins-de-infância de Pomares e do Sarzedo.