Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil: Feira das Freguesias dinamiza o concelho durante três dias

9 de Junho 2017

A 12.ª edição da Feira das Freguesias de Arganil decorre já a partir de hoje e até domingo (11), na praça de Simões Dias, Fonte de Amandos e ruas limítrofes. O certame veio para ficar e promete levar até ao concelho milhares de pessoas.

A aposta da autarquia de Arganil na promoção da tradição gastronómica do concelho parece ter dado frutos, uma vez que a Feira inclui a Mostra Gastronómica, que é sempre bastante concorrida.

No certame estão representadas, como habitualmente, todas as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, num total de 15, distribuídas por várias tasquinhas.

Durante o certame vai realizar-se, ainda, o Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2017, que à semelhança dos anos anteriores, premiará o melhor prato principal tradicional e a melhor sobremesa tradicional nas categorias de “Colectividade e Restaurante”, bem como a melhor decoração. Este concurso, promovido pelo Município de Arganil, destina-se a todas as tasquinhas participantes e vai ter lugar no amanhã (10), com o objectivo principal de “contribuir para a divulgação do património gastronómico e cultural, bem como, para a preservação de iguarias de raiz secular do receituário concelhio”, revela a autarquia.

O júri será composto por um representante da AHRESP – Associação da Restauração e Similares de Portugal; da Confraria do Bucho de Arganil; do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. A concurso estarão as iguarias típicas de cada uma das freguesias participantes, cujos vencedores serão anunciados no domingo (11), pelas 18h00.

Mas nem só de gastronomia se faz esta Feira, também a cultura e o artesanato terão o seu espaço bem evidenciado, já que este é um certame abrangente, que pretende promover o que de melhor se faz em Arganil.

A música tradicional e etnográfica é um dos pontos altos da festa no concelho, com actuações de 24 grupos concelhios, que envolvem crianças, jovens e adultos.

Com início em 2006, “a feira tem vindo a crescer permanentemente e tem um factor diferenciador que é o facto de se realizar no coração de Arganil, o que a distingue de certames similares”, explicou ao “Campeão” o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Alves, sublinhando que a realização da Feira “é um momento importante de valorização e afirmação do concelho, da sua gastronomia e cultura”.

Com milhares de visitantes nestes três dias, a animação no concelho é garantida, proporcionando momentos de convívio entre os arganilenses, “aqueles que vivem e trabalham em Arganil, mas também aqueles que estão longe e que, nesta altura do ano, fazem questão de estar presentes, para além dos turistas que normalmente visitam o município”, referiu o édil.

Este ano, Ricardo Alves destaca a requalificação do espaço onde decorre a Feira, no centro histórico, e os bailes “um na sexta e outro no sábado, no final da noite, para que as pessoas se possam divertir até mais tarde” neste que é um evento “100 por cento Arganil e construído por todos”.

A organização, que fica a cargo da Câmara Municipal e da Casa da Comarca de Arganil, vê o seu investimento a alcançar o objectivo pretendido com o constante crescimento da Feira, também possível com as inúmeras tasquinhas de cada uma das freguesias e de outras instituições, sejam culturais, recreativas ou desportivas, que participam neste certame.

O programa da Feira, que tem início hoje, é praticamente todo dedicado aos vários grupos musicais que existem nas 15 freguesias, dando-lhes a visibilidade que nem sempre têm.

Arganil promove-se, assim, na região Centro e no país, demonstrando aos seus habitantes e aos visitantes “os sabores tradicionais da Beira Serra, a música tradicional e folclórica, os aromas que a Serra emana e o convívio e fraternidade únicos”.

PROGRAMA

Hoje

20h00 – Rancho Infantil e Juvenil de Côja – Praça Simões Dias

20h30 – Rancho Folclórico “Os Malmequeres da Cerdeira” – Fonte de Amandos

21h30 – Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Côja – Praça Simões Dias

23h00 – Grupo Folclórico da Região de Arganil – Fonte de Amandos

23h30 – Sons e Suadelas – Fonte de Amandos

01h00 – Fecho

 

Amanhã (10)

10h00 – Abertura da Feira das Freguesias – XII Mostra Gastronómica

11h30 – Zés Pereiras do Sarzedo

18h00 – Rancho Infantil e Juvenil “ Os Columbinos”- Praça Simões Dias

20h00 – Rancho Folclórico Flores do Casal de São João – Fonte de Amandos

20h30 – Associação Filarmónica Barrilense – Praça Simões Dias

21h00 – Tuna Cantares de Côja – Fonte de Amandos

21h30 – Rancho Folclórico Rosas de Côja – Fonte de Amandos

22h00 – Associação Filarmónica Arganilense – Praça Simões Dias

22h30 – Cherry On Top – Praça Simões Dias

01h00 – Fecho

 

Domingo (11)

10h00 – Abertura da Feira das Freguesias – XII Mostra Gastronómica

12h30 – Bombos de São Nicolau de Pardieiros

15h00 – Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva – Praça Simões Dias

15h45 – Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo – Fonte de Amandos

16h30 – Rancho Folclórico Povos da Ribeira de Celavisa – Praça Simões Dias

17h15 – Tuna Popular de Arganil – Fonte de Amandos

18h00 – Entrega dos prémios aos vencedores do “Concurso Gastronómico Feira das Freguesias 2017” – Praça Simões Dias

18h30 – AFADIXIE – Praça Simões Dias

19h00 – Tuna de São Martinho da Cortiça – Fonte de Amandos

19h30 – Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil – Praça Simões Dias

21h00 – Sociedade Filarmónica Flor do Alva – Praça Simões Dias

21h30 – Rancho Folclórico Serra do Ceira – Fonte de Amandos

00h00 – Encerramento do Certame

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com