Coimbra  27 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil avança com obras para novo sistema de saneamento em Casal de São José

8 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Arganil avança com obras para novo sistema de saneamento em Casal de São José

A Câmara Municipal de Arganil fez avançar, na semana passada, os trabalhos que vão dotar a população de Casal de São José de um novo sistema para o saneamento.

Actualmente, esta localidade tem “uma rede de drenagem que encaminha todas as águas residuais até duas fossas sépticas”, informou a autarquia. A solução em curso “visa a optimização e uma gestão mais eficiente da capacidade instalada, através da interligação do saneamento daquela localidade à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Alagoa, sendo suprimidas as duas fossas sépticas aí existentes”.

Esta empreitada, que tem um prazo de execução de seis meses, representa um investimento de 425 000 euros.

“É com grande satisfação que avançamos com uma obra tão necessária e que podemos dar aos habitantes de Casal São José a garantia de que os problemas de saneamento com que se têm deparado ao longo de tantos anos vão estar resolvidos antes do Verão”, afirmou Luís Paulo costa, presidente da Câmara Municipal.

De acordo com o Executivo, a instalação da rede de saneamento em Casal de São José e a respectiva ligação à ETAR da Alagoa irá ter “significativas vantagens para o território, tanto para a qualidade dos serviços de saneamento prestado à população, como para a melhoraria do efluente libertado para o meio hídrico”, o que contribuirá para a preservação do ambiente.

Nesta intervenção está, ainda, incluída a construção da ETAR na Sanguinheda, na freguesia de São  Martinho da Cortiça, cujo início está previsto para breve.

Estes trabalhos fazem parte do conjunto de investimentos concretizado pelo Município de Arganil e pelo sistema multimunicipal da Águas do Centro Litoral, nas áreas do saneamento, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos. “No total, entre 2017 e 2021, serão concretizados mais de 12 milhões de euros, que colocam Arganil na linha da frente da inovação e qualidade do serviço prestado à população de todo o concelho”, informou a autarquia.