Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil aposta na economia circular

28 de Agosto 2019

“Costurar Valores – Uma experiência de economia circular em Arganil” é a nova iniciativa da Câmara Municipal de Arganil, que desafia a população a dar uma nova vida aos tecidos e roupas que já não utilizam.

Este projecto resulta da candidatura do Município ao Fundo Ambiental, que está entre os 13 projectos aprovados para financiamento no âmbito do Aviso “Re-Educa: Educar para uma economia circular”, ao qual foram apresentadas mais de 140 candidaturas.

Esta iniciativa “pretende ensinar, demonstrar, formar e mobilizar toda a comunidade local para o aproveitamento dos tecidos excedentes ou roupas em fim de vida, prevenindo o desperdício e consequentemente contribuir para a sustentabilidade ambiental”, afirma a autarquia, acrescentando que “através da criação de novas peças de vestuário ou outras aplicações úteis, o grande objectivo é o de fomentar a cultura do reaproveitamento e da reutilização”.

A apresentação formal do projecto decorrerá no dia 06 de Setembro, pelas 21h00, durante a 38.ª edição da Ficabeira e Feira do Mont’Alto, onde, aliás, decorrerá a primeira oficina de costura, nos dias 07 e 08 de Setembro, entre as 17h00 e as 20h00.

As outras oficinas estão previstas para os dias 21 de Setembro, 15 e 16 de Outubro e, ainda, 29 e 30 de Outubro, no Centro de Actividades Juvenis.

Também neste mesmo Centro, e no âmbito deste mesmo projecto, está prevista a realização de uma formação pós-laboral, com duração de cerca de 120 horas, entre os dias 09 de Setembro e 11 de Novembro, duas vezes por semana, entre as 18h00 e as 21h00, e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

As inscrições para participação no projecto já estão a decorrer através do preenchimento da ficha disponibilizada para o efeito na página da Internet do Município, ou em papel no Balcão Único da Câmara Municipal de Arganil.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com