Coimbra  4 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil adquire testes covid-19 IPSS, misericórdias, bombeiros e GNR

28 de Abril 2020 Jornal Campeão: Arganil adquire testes covid-19 IPSS, misericórdias, bombeiros e GNR

Os primeiros 90 dos 400 testes de rastreio à covid-19 adquiridos pelo Município de Arganil foram entregues já na passada semana, uma iniciativa da Câmara de Arganil em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Região de Coimbra (CIM-RC) e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os testes vão ser realizados com a colaboração do Centro de Saúde de Arganil, em espaço próprio e devidamente reservado, e destinam-se, nesta primeira fase, aos grupos prioritários: cuidadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santas Casas da Misericórdia, bombeiros, agentes da GNR e colaboradores da Câmara Municipal com funções essenciais.

“Queremos garantir que as pessoas que estão diariamente no terreno, a assegurar o bom funcionamento das nossas instituições e a prestar serviço público, são agentes seguros”, explica Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, frisando que “esta acção de prevenção e despistagem é essencial para manter em segurança toda a população, sobretudo a mais vulnerável”.

O rastreio envolve a conjugação de dois testes diferentes, o que garante uma margem de fiabilidade significativa. Desenvolvida pela ARS Centro e validada pela Infarmed, a metodologia aplicada permite que os resultados sejam conhecidos ao fim de algumas horas.

A aquisição dos testes de rastreio surge como medida de reforço e complemento à distribuição de equipamento de protecção individual que tem vindo a ser feita pelas estruturas de apoio do concelho e agentes da GNR e da protecção civil.