Coimbra  5 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARCIL integra projecto internacional focado na comunidade educativa

20 de Maio 2020 Jornal Campeão: ARCIL integra projecto internacional focado na comunidade educativa

A ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã é parceira do projecto internacional “p.s. SMILE”, representando Portugal nesta iniciativa que visa colmatar a falta de equilíbrio entre o conhecimento e a educação socio-emocional de forma a criar um ambiente escolar inclusivo.

Para além da ARCIL este projecto conta com outros parceiros a nível europeu, como a Foundation For Development Of The Cultural And Business Potential Of Civil Society, da Bulgária; Università degli studi di Padova, de Itália; Astiki Mi Kerdoskopiki Etaireia Four Elements, da Grécia; e Všį Mano Šeimos Akademija, da Lituânia.

“p.s. SMILE” tem como objectivos “capacitar docentes e encarregados de educação com ferramentas eficazes para orientar com mais sucesso o desenvolvimento socio-emocional dos educandos; criar directrizes para docentes e encarregados de educação, a fim de potenciar conhecimentos, comportamentos e atitudes para apoiar o desenvolvimento socio-emocional das crianças no 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver uma plataforma online para colectar e disseminar materiais entre países participantes; aumentar a consciencialização nas comunidades locais e na comunidade europeia sobre a importância de promover o desenvolvimento socio-emocional de crianças e jovens”.

A população alvo desta acção são as comunidades educacionais, em especial as crianças entre os seis e os 10 anos, docentes e encarregados de educação.

A ARCIL irá assegurar a implementação deste projecto nos seus Centros de Actividades de Tempos Livres, bem como em estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Lousã.