Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARCIAL e APPDA Coimbra recebem prémio BPI “la Caixa” Capacitar

12 de Novembro 2019

O distrito de Coimbra viu duas das suas associações serem contempladas com o prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019: a Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital (ARCIAL) e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Coimbra).

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 06 de Novembro, em Lisboa, e distinguiu com mais de 30 000 euros o projecto “Cozinhar para Reabilitar” da ARCIAL, destinado à modernização de uma cozinha com equipamentos semi-industriais para oferecer formação nas áreas de padaria e pastelaria.

O objectivo “é aumentar a capacitação e a empregabilidade dos formandos que passam pelos cursos de Cozinha e Pastelaria da ARCIAL e alargar a capacidade de produção instalada, com vista a desenvolver um negócio social com produtos alimentares da região”.

Para a implementação deste projecto, a ARCIAL prevê, ainda, a certificação dos seus produtos gastronómicos e o estabelecimento de um conjunto de parcerias com algumas das unidades comerciais e turísticas de referência da região que permitam a criação de uma rede de pontos de venda.

Esta foi a segunda vez que a ARCIAL foi distinguida no âmbito desta iniciativa. Em 2017, arrecadou o mesmo primeiro prémio com o projecto “Flores Ser”, destinado à implementação de uma estufa e à aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones certificadas (medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso), destinadas a acções de reflorestação na área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

De salientar que a ARCIAL contribui, anualmente, para a ocupação, formação e integração socioprofissional de perto de duas centenas de cidadãos com um conjunto de actividades ocupacionais, terapêuticas e de formação desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Actividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com