Coimbra  9 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARCIAL comemora 40 anos

13 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: ARCIAL comemora 40 anos

A Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL) completa, amanhã (14), o seu 40.º aniversário.

A data será assinalada com o corte do bolo e a divulgação de um vídeo comemorativo, numa cerimónia para a qual estão convidados todos os presidentes das direcções que conduziram a vida da instituição ao longo das últimas quatro décadas.

As comemorações irão prolongar-se ao longo de todo o ano, com um programa que pretende destacar e relembrar as actividades e respostas que a ARCIAL tem vindo a desenvolver desde 1980, mostrando, ainda, a forma como se quer projectar no futuro.

Assim, para Outubro, está prevista a realização de uma gala festiva, já que será nesse mês que se completam 40 anos do início das actividades da instituição. Mas até lá muitas outras iniciativas assinalarão a efeméride.

Em Maio será inaugurada a exposição “40 anos da ARCIAL”, um repositório de objectos, fotografias, notícias e trajes coleccionados desde a sua fundação. Logo no mês seguinte a ARCIAL participará nas Marchas Populares de Oliveira do Hospital, tendo como mote os 40 anos.

Já no último trimestre do ano serão organizadas as primeiras Jornadas da Formação Profissional para pessoas com deficiência, uma área em que a ARCIAL se tem especializado ao longo dos anos.

Outras iniciativas que irão decorrer até Dezembro incluem a actualização da identidade visual da associação através da reformulação do logótipo e o lançamento da primeira pedra do Centro de Formação a erguer no polo II da instituição, numa quinta situada junto ao casco urbano de Oliveira do Hospital.

De salientar que a ARCIAL nasceu como uma associação destinada ao acompanhamento e educação de crianças com deficiência, mas foi adaptando os seus objectivos e actuação de forma a manter-se em linha com as mutações dos paradigmas e princípios da inclusão social surgidos nos últimos 40 anos.

Actualmente assegura quatro respostas sociais de que beneficiam cerca de 150 pessoas: Centro de Actividades Ocupacionais; cursos de Formação Profissional nas áreas da jardinagem, cozinha e apoio à família; Residências Autónomas; e Centro de Recursos para a Inclusão.