Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

App que promove entreajuda entre comunidade académica vence Poliempreende no IPC

23 de Julho 2021 Jornal Campeão: App que promove entreajuda entre comunidade académica vence Poliempreende no IPC

Uma aplicação mobile que promove a entreajuda e economia circular na comunidade estudantil do ensino superior, através da troca ou doação de bens entre estudantes, é o projecto vencedor da 17.ª edição do concurso regional Poliempreende, que decorreu no dia 21 de julho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Coimbra (IPC). A equipa GREEC, constituída por quatro estudantes do IPC, Marco Filipe e Nuno Correia (ESTeSC), Pedro Gaspar (ISEC) e Soraia Sousa (ISCAC) e a estudante do Politécnico de Portalegre Fernanda Bresciani, vai representar o IPC no concurso nacional e recebe um prémio monetário no valor de 2 000 euros e 12 meses de incubação no INOPOL Academia de Empreendedorismo, para apoio à constituição da empresa.

A equipa vencedora espera que este projecto providencie “um serviço facilitador no que diz respeito à diminuição de desigualdades materiais na comunidade”. Para além de anunciar a troca ou doação de bens entre estudantes, a app permite também anunciar serviços por parte de empresas com o mesmo target market (como, por exemplo, centros de explicação) e publicitar negócios que atinjam efectivamente o público-alvo que as empresas pretendem.

O projecto já venceu a primeira edição do Concurso de Ideias de Cocriação de Inovação no IPC, no âmbito do projecto Link Me Up – 1000 Ideias, realizado em Junho passado. Soraia Sousa, porta-voz da equipa, destaca a “ambição e motivação” do grupo e o acompanhamento da empresa parceira Critical Software e acredita que o projecto seja reconhecido na edição nacional do concurso “pela sua capacidade de colmatar um problema social e ambiental, assim como unir-se à tecnologia e ser uma novidade no mercado”.