Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Apoio municipal já permitiu reabilitar 20 infraestruturas desportivas de Coimbra

17 de Abril 2021 Jornal Campeão: Apoio municipal já permitiu reabilitar 20 infraestruturas desportivas de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador do Desporto Carlos Cidade, visitou hoje vários equipamentos desportivos que foram recentemente requalificados com apoio financeiro da autarquia, ao abrigo do Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas. Um investimento global que já totaliza um milhão de euros e 22 associações ou clubes desportivos do concelho apoiados, estando 20 destas empreitadas já concluídas, anunciou Manuel Machado, que evidenciou o trabalho dos clubes e da autarquia, mesmo em tempo de pandemia, salientando que a relação de “transparência” e de “confiança recíproca” permite aplicar “com bons préstimos” o dinheiro público.

Com as visitas de hoje, a Câmara de Coimbra quis assinalar a conclusão das obras de melhoramento no pavilhão desportivo da União Desportiva e Recreativa de Cernache, nas instalações do Centro Cultural e Recreativo Valonguense, das boxes do Centro Hípico de Coimbra, do Clube de Ténis de Coimbra, do Centro Norton de Matos e da cobertura do pavilhão do Olivais Futebol Clube.

Com este regulamento, criado pela CM de Coimbra em 2019, o objectivo é ajudar as associações e colectividades do concelho a melhorar as condições das suas infraestruturas para a prática desportiva.

“É bom ver o dinheiro público que temos a obrigação de gerir com responsabilidade ser bem aplicado e com bons préstimos”, salientou, acrescentando que a execução dos compromissos aumenta a boa relação de “transparência” e de “confiança recíproca” entre a autarquia e as associações do concelho.

Manuel Machado agradeceu e reconheceu também o trabalho de “formiguinha” do vereador do Desporto, Carlos Cidade, que tem permitido levar estes apoios a colectividades de todas as freguesias do concelho. O autarca apelou à resiliência dos clubes, garantindo que a Câmara continuará a apoiar a actividade desportiva, tal como tem feito ao longo dos últimos anos.

Uma das obras concluídas e visitadas esta manhã foi a requalificação, conservação e modernização do pavilhão do Olivais Futebol Clube, que recebeu um apoio de 85 000 euros. Um projecto que incluiu a substituição da cobertura do pavilhão, bem como a alteração da iluminação para lâmpadas LED, de forma a ser optimizada e contribuir para a poupança de energia.

Já a requalificação do pavilhão desportivo da União Desportiva e Recreativa de Cernache foi apoiada com 40 000 euros, com o objectivo de melhorar a cobertura, proceder à substituição de pisos e para trabalhos de pintura e modernização dos balneários. Um apoio de 15 000 euros permitiu que o Centro Cultural e Recreativo Valonguense remodelasse os balneários e casas de banho, sendo que o Centro Hípico de Coimbra teve direito a 25 000 euros para recuperação de 40 boxes de madeira e respetivos telhados.

Já o Clube de Ténis de Coimbra foi apoiado com 25 000 euros para substituir a cobertura em amianto, enquanto o Centro Norton de Matos recebeu 34 000 euros para requalificar diversos espaços de apoio à actividade física, bem como para criar salas de apoio. O projecto incluiu ainda a requalificação do piso do polidesportivo exterior e a criação de medidas de autoprotecção.

Recorde-se que, em 2019, a CM Coimbra apoiou com meio milhão de euros a requalificação de várias infraestruturas desportivas de 12 associações ou clubes desportivos do concelho, designadamente: Associação Recreativa Casaense; Lordemão Futebol Clube; Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol; Clube de Praticantes de Artes Marciais Mistas de Coimbra; Clube União 1919; Centro Cultural e Recreativo Valonguense; Real Clube de Brasfemes; Associação Desportiva e Cultural de Vila Verde; Associação Desportiva de Antuzede; Associação Cristã da Mocidade de Coimbra; Clube de Ténis de Coimbra; e o Centro Hípico de Coimbra. Em 2020, a CM Coimbra apoiou, também com meio milhão de euros, 10 associações ou clubes desportivos que viram as suas candidaturas validadas ao Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas, designadamente o Clube Desportivo Pedrulhense, Centro Norton de Matos, Clube de Futebol Santa Clara, Centro Social S. João, Esperança Atlético Clube, Grupo Desportivo da Arregaça, Clube Recreativo “O Vigor da Mocidade”, Juventude Desportiva e Recreativa de Arzila, Olivais Futebol Clube e União Desportiva e Recreativa de Cernache.

A autarquia tem também reabilitado e criado novas infraestruturas desportivas municipais, como são os casos da Pista Municipal de Atletismo de Coimbra, da nova Pista Municipal de BMX, do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia que recebeu novas tabelas para basquetebol e será o piso requalificado brevemente, do Centro Olímpico de Piscinas Municipais que receberam novos blocos de lançamento, estando ainda em curso projectos para reabilitação da Piscina Municipal de Celas e do Campo Municipal da Arregaça, e de construção de um Centro Desportivo Integrado para ginástica e de um novo Parque Municipal de Skate, para além da rede de ciclovias da cidade.

A estes investimentos somam-se diversos apoios ao desporto. Na reunião do Executivo municipal de 17 de Agosto passado foi aprovada a atribuição de cerca de meio milhão de euros em apoios financeiros a 78 colectividades desportivas, referente à época desportiva 2019/2020, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto. Para 2021, o presidente da CM de Coimbra, Manuel Machado, já tornou público o Edital N.º 72/2021, que antecipa para o mês de Abril a apresentação de candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto. Uma medida, sob proposta da divisão de desporto e juventude, para ajudar a atenuar as dificuldades que muitas colectividades desportivas atravessam actualmente, por via da evolução da pandemia da covid-19. O objectivo é que as verbas do respectivo apoio financeiro cheguem antecipadamente as estas entidades.