Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Apoio à Acção Cultural no Centro com 70 000 euros para projectos não profissionais

2 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Apoio à Acção Cultural no Centro com 70 000 euros para projectos não profissionais

A terceira edição do Programa de Apoio à Acção Cultural na Região Centro (PAAC) foi apresentada pela directora regional da Cultura, Suzana Menezes, que anunciou uma verba de 70 000 euros para projectos culturais de carácter não profissional.

Esta edição do programa foi apresentada online, numa sessão que contou com mais de 270 participantes em permanência, de vários distritos do país, uma vez que foi adaptada às actuais condições de produção e fruição cultural.

O PAAC tem como prioridade “apoiar a actividade cultural da região através do apoio a iniciativas que estimulem a capacitação das comunidades locais, do fortalecimento do tecido cultural não profissional, da estimulação da criação de redes culturais nos territórios e de uma política de qualificação dos agentes culturais não profissionais”, revela a Direcção Regioanl de Cultura do Centro (DRCC), adiantando que, nesse sentido, foi reforçada a verba do programa deste ano, com mais 17 por cento face a 2020, exclusivamente suportada pela entidade regional.

Este montante, de 70 000 euros destina-se a projectos “nas áreas da criação artística, da difusão das artes do espectáculo, das artes plásticas, da difusão e formação de cinema e audiovisual, e da edição”, nota.

Segundo da DRCC, o apoio é atribuído mediante um processo de avaliação de mérito, de natureza qualitativa e quantitativa e de acordo com os critérios apresentados no regulamento.

Além deste reforço de verba para projectos não profissionais, o PAAC de 2021 distingue-se, igualmente, pelo lançamento do programa de formação dos agentes culturais, uma medida que a DRCC defende como forma de “apoio à cultura, oferecendo ferramentas que permitirão uma melhor valorização e dinamização de cada projecto cultural que resultará no crescimento sustentado destas estruturas” afirmou Suzana Menezes.

Assim, entre Fevereiro e Julho de 2021 serão realizados três ‘workshops’: “Como elaborar um projecto cultural?”; “Plano de comunicação para projectos culturais”; e “Mecenato e patrocínio de projectos culturais”. Estes não serão exclusivos para candidatos ao PAAC, admitindo a inscrição de qualquer agente cultural, não profissional da região Centro. A participação nos workshops é gratuita.

A segunda novidade, “e que se torna mandatória face à forma como passámos a viver, a fazer e a usufruir da cultura”, é a inclusão da modalidade online no regulamento. “Os projectos de criação e difusão artística e os projectos de difusão e formação de cinema e audiovisual poderão agora ser realizados em modo presencial ou virtual, desde que feitos e transmitidos em tempo real”, frisa a entidade cultural do Centro, notando que também as despesas com licenças e recursos técnicos para a realização do streaming são agora elegíveis.

“Por último, a criação de subcritérios de avaliação, esta medida permitirá aos candidatos a preparação de uma candidatura mais rigorosa e a obtenção de uma avaliação mais justa”, sublinha.

As candidaturas ao Programa de Apoio à Acção Cultural na Região Centro decorrem de 01 de Fevereiro a 31 de Março, em culturacentro.gov.pt, e os resultados serão divulgados a partir de 30 de Abril.

Entre o conjunto de atribuições e competências das Direcções Regionais de Cultura, encontra-se o apoio a iniciativas culturais, de carácter local ou regional, realizadas por agentes e estruturas de carácter não profissional.

Neste contexto, a Direcção Regional de Cultura do Centro, implementou, em 2019, o Programa de Apoio à Acção Cultural. No último ano, o PAAC apoiou 32 projectos, em 15 concelhos da região Centro, num investimento de mais de 60 000 euros.