Coimbra  23 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APIN reduz tarifas fixas aos clientes domésticos e isenta empresas

25 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: APIN reduz tarifas fixas aos clientes domésticos e isenta empresas

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), que agrega 10 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, vai reduzir em 25% as tarifas fixas aos clientes domésticos em Fevereiro, Março e Abril, foi hoje anunciado.

A APIN anuncia também que as empresas, indústrias e comércio vão ficar isentos a 100% do pagamento da tarifa fixa nos mesmos meses.

“No que concerne às Instituições de Solidariedade Social e às Associações de Utilidade Pública, é retirada a tarifa fixa até ao final do ano”, anuncia o presidente do Conselho de Administração, Luís Antunes.

A APIN considera, ainda, “a aplicação de outras medidas de apoio em casos considerados especiais, como eventuais perdas de rendimento, devido a situação de desemprego”.

“Os interessados em obter mais informações sobre estes apoios e as respectivas condições de acesso, devem recorrer aos Serviços de Acção Social do Município de residência”, adianta a APIN.

A empresa intermunicipal justifica estas reduções com “as consequências da pandemia ao nível económico e financeiro e a necessidade de suavizar o esforço mensal das famílias e das empresas”.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a APIN agrega 11 concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria, mas o de Penacova decidiu abandonar o projecto dois meses depois.

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra) continuam a integrar a empresa, constituída por capitais públicos.