Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APIN reduz factura da água e suspende cortes de fornecimento

25 de Março 2020 Jornal Campeão: APIN reduz factura da água e suspende cortes de fornecimento

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte (APIN), que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, vai ajustar o tarifário da água e suspender os cortes de fornecimento.

A medida excepcional consiste na aplicação da tarifa social aos consumidores e vai vigorar entre Março e Maio para atenuar as consequências da pandemia da Covid-19, conforme informou, hoje, a empresa.

Segundo a empresa, sediada em Penela, a aplicação do tarifário social traduz-se numa redução no valor da factura superior a 60 por cento para consumos mensais até 10 metros cúbicos e superiores a 50 por cento para consumos entre 10 e 15 metros cúbicos.

A APIN explica que a aplicação da medida “consiste na isenção das tarifas fixas, na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável do primeiro escalão, até ao limite de 15 metros cúbicos, e na redução do preço unitário da tarifa variável dos resíduos urbanos”.

“Aos consumidores não domésticos, nomeadamente ao comércio, serviços e indústria, será aplicado um desconto de 80 por cento no valor total da factura”, acrescenta o comunicado.

Durante este período de contingência, a APIN avança ainda com um alargamento do prazo limite de pagamento das facturas e suspende todos os cortes no fornecimento de água.

A empresa realça que a intenção “é também minimizar a deslocação de pessoas a lojas e terminais de multibancos, garantido, assim, maior segurança para todos”.