Coimbra  10 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

API vai assinalar Dia Nacional da Imprensa em Coimbra

27 de Novembro 2019

A Associação Portuguesa de Imprensa vai assinalar, nos dias 08 e 09 de Dezembro, do auditório ISCAC da Coimbra Business School, na Quinta Agrícola – Bencanta, o Dia Nacional da Imprensa.

Durante os dois dias, de forma a assinalar a efeméride, será discutida a sustentabilidade e o futuro das empresas de média.

Várias são as actividades programadas, estando prevista a primeira para dia 08 de Dezembro, pelas 15h30, e passa pela exibição do filme “The Post”, com posterior debate sobre ‘fake news’, seguindo-se a apresentação do programa ‘Media Veritas’.

Já no dia 09 de Dezembro, haverá uma sessão de abertura, pelas 10h00, com João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, e com uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.

Pelas 10h30 terá lugar uma conferência sobre ‘Inovação e investimento dos Media – O papel do Estado e das Fundações na sustentabilidade da Imprensa’, dirigida por Pedro Norton, da Fundação Calouste Gulbenkian. Durante esta sessão haverá, ainda, uma mesa redonda com James Hewea, da FIPP – The network for global media; Elena Perotti, da WAN-IFRA (Associação Mundial de Jornais); J. M. Nobre Correia, Professor universitário; Carlos Magno, jornalista e Professor universitário; e Giovanni Valentini, fundador do jornal ‘La Repubblica’. A moderação ficará a cargo de Manuel Castelo-Branco, Professor universitário.

Já no período da tarde, pelas 14h00, um outro assunto será debatido, desta vez ‘O êxito da informação local e de proximidade’, com João Carlos Correia, Professor universitário, seguindo-se nova mesa redonda com a presença de Lino Vinhal, do Grupo Media Centro; Patrícia Duarte, directora adjunta do Região de Leiria; Luís Carlos Fonseca, Diário do Minho; e António Balhanas, da Deco Proteste. A sessão será moderada por Alexandre Nilo Fonseca, da Associação Economia Digital.

Ainda no mesmo dia, Jorge Castilho, da Associação Portuguesa de Imprensa, apresentará a petição à Assembleia da República, pelas 16h30.

A sessão de encerramento está prevista para as 16h45, com a participação de Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

As entradas são gratuitas e os interessados poderão inscrever-se até dia 06 de Dezembro em https://dni.apimprensa.pt/.

Durante os dois dias decorrerá, no mesmo espaço, uma feira do livro sobre ‘Media’.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com