Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC promove um dia aberto de râguebi inclusivo

23 de Setembro 2019

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) promove, na quarta-feira (25), o primeiro dia aberto do Râguebi Inclusivo, uma iniciativa que tem como objectivo principal “servir de inspiração a instituições que trabalham na área da deficiência”.

“Queremos dar o exemplo, juntando cerca de uma centena de utentes de instituições que trabalham na área da deficiência, e que irão partilhar o campo com outras sem deficiência, numa perspectiva de inclusão que se aplica também à idade, género ou experiência”, disse à agência Lusa o coordenador do projecto, João Costa, fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e actual árbitro.

O dia aberto decorre a partir das 10h00, na Quinta da Conraria, em Ceira, e reúne utentes de organizações de Coimbra, Lousã, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Poiares, contando, ainda, com a participação de jogadores e treinadores da equipa de râguebi da Escola Superior Agrária de Coimbra, que disputa o campeonato nacional.

Estão previstos, também, vários exercícios de treino e mini-jogos envolvendo todos os participantes, com e sem deficiência, entre os quais estarão os elementos da equipa de râguebi da APCC, explica João Costa.

A APCC tem desde o início deste ano uma equipa de râguebi de utentes, que tem realizado diversas exibições na região Centro. Até agora ainda não tem adversários, lacuna que João Costa espera preencher através do dia aberto.

“Queremos ajudar ao aparecimento de mais equipas e praticantes de ‘mixed ability rugby’, criando um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados à modalidade, como o companheirismo ou a abnegação”, diz o fisioterapeuta.

O projecto de ‘mixed ability rugby’ da APCC foi apresentado publicamente em Abril, sendo actualmente constituído exclusivamente por pessoas com deficiência, “mas abrirá futuramente as suas portas à participação de outras pessoas”, garante João Costa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com