Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC procura voluntários para gravar e partilhar momentos culturais online

2 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: APCC procura voluntários para gravar e partilhar momentos culturais online

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) está à procura de voluntários para gravar e compartilhar pequenos vídeos de momentos culturais, no âmbito da “Cultura às 14”, uma acção à distância que pretende celebrar a cultura de diversidade da instituição.

Estes momentos poderão envolver as áreas da literatura, música, desporto, teatro e literatura infantil. Para além disto, passarão a ser partilhados, uma vez por semana às 14h00, no Facebook do Gabinete de Voluntariado, recordações de actividades anteriormente realizadas na APCC.

Esta iniciativa “colocará em evidência a importância de acolher a diversidade e valorizar as diferenças que nos rodeiam, numa altura em que é mais difícil a habitual partilha diária entre utentes, colaboradores e voluntários”, disse a APCC.

Os interessados em participar neste projecto deverão entrar em contacto com o Gabinete de Voluntariado, através de uma mensagem na página de Facebook “Holding Hands With Other Abilities” ou do email kim.almeida@apc-coimbra.pt

“Cultura às 14” faz parte do programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distancia”, cujo objectivo é manter o contacto entre utentes e voluntários, apesar da pandemia da covid-19. Assim, os antigos e novos voluntários têm dinamizado actividades como momentos musicais, leitura de histórias infantis ou videochamadas para conversar.

O voluntariado na APCC é desenvolvido em âmbito nacional e internacional. O primeiro implica a ajuda dos voluntários em diferentes respostas e serviços que envolvem directamente os utentes. Já através do segundo foi possível que vários jovens passassem por Coimbra e que portugueses realizassem programas no estrangeiro.