Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC já está a aceitar encomendas de flores para o cortejo da Queima das Fitas

29 de Março 2024 Jornal Campeão: APCC já está a aceitar encomendas de flores para o cortejo da Queima das Fitas

Os utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) já estão a fazer as flores para os carros do cortejo da Queima das Fitas deste ano e os estudantes interessados podem, desde já, fazer a sua encomenda.

Até ao dia 15 de Maio, é possível contactar a instituição – através dos números de telefone 239 792 120 e 239 802 820 (dias úteis) ou do mail direccao@apc-coimbra.pt – com os preços a serem mais reduzidos quando mais cedo esse contacto acontecer. Assim, as encomendas até 26 de Abril têm um preço de oito euros por saco (200 flores), até 3 de Maio de nove euros e as restantes de 10 euros.

Depois, os interessados só precisarão de entregar à APCC o papel e o arame e proceder ao levantamento das flores, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) ou na Quinta da Conraria, quando o trabalho estiver concluído.

Esta iniciativa tem vantagens para todos os envolvidos: os estudantes do Ensino Superior conseguem uma preciosa ajuda e os utentes da APCC são justamente compensados pelo seu esforço, além de realizarem um trabalho com visibilidade pública e alargada. E, todos juntos, ajudam a combater os estigmas que ainda possam existir sobre as pessoas com deficiência.

A produção das flores para a Queima das Fitas, que a APCC assegura há cerca de duas décadas, é feita pelos utentes que frequentam o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da instituição, onde se trabalha quotidianamente no sentido do desenvolvimento de competências que permitam a valorização pessoal e profissional. Nesse sentido, são asseguradas dinâmicas em áreas como as actividades socialmente úteis, mas também a música, o teatro, as artes plásticas ou o artesanato, entre outras.