Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC estreia curta-metragem com visão dos utentes sobre a pandemia

23 de Julho 2020 Jornal Campeão: APCC estreia curta-metragem com visão dos utentes sobre a pandemia

O grupo de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) estreia, amanhã, uma curta-metragem, na qual relata a sua visão em tempos de pandemia.

Definindo-se como “uma curta-metragem, uma canção e até uma espécie de exposição virtual”, “Caçadores da Covid-19” é uma viagem através da mente das personagens e partilha a sua visão sobre os períodos de confinamento e desconfinamento relacionados com a pandemia da covid-19, seguindo os desejos e sentimentos dos utentes da Associação, bem como os seus estados de espírito neste período, revela a APCC.

A curta concilia “momentos mais ilusórios, que poderão levar os espectadores a pensar sobre o próprio significado dos sonhos dos protagonistas, com a realidade do momento” e “utiliza ainda o poder da música, através de um rap com letra original”, sublinhou a Associação.

A estreia de “Caçadores da Covid-19” vai estar disponível no Facebook (www.facebook.com/APCCoimbra) e no YouTube (www.youtube.com/APCCoimbra) pelas 14h00 de amanhã.

Durante todo o dia, será ainda possível colocar questões aos diversos intervenientes no processo criativo. As perguntas recebidas, através dos comentários ou de mensagem privada, serão respondidas posteriormente.

Este projecto foi realizado no âmbito das actividades de expressão criativa e multimédia da URDP – Unidade de Reabilitação de Deficientes Profundos da APCC, com coordenação da professora Maria Rebelo e envolvendo os utentes Alexandra Choon, José Manuel, Sérgio Felício, Susana Cascalheira e Vítor Pereira. Participaram ainda outros colaboradores – auxiliares, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – da Instituição.

O desenvolvimento e apresentação pública de produtos artísticos por parte da APCC é uma forma de apoiar e fomentar o processo inclusivo, em linha com a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.