Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

António Zenha expõe na Casa Municipal da Cultura

17 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: António Zenha expõe na Casa Municipal da Cultura

“Yellow Bricks” é a mais recente exposição do artista plástico António Azenha, que está patente na galeria de Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, até dia 21 de Janeiro.

A exposição contém peças construídas com recurso a brinquedos, ferro, poliuretano, acrílico e outros materiais (algumas de dimensão considerável), que depois o artista transforma em figuras “gigantescas” como um galo, cavalos de baloiço, peões gigantes, o pato Donald ou um urso recheado de peluches.

Esta mostra tem, como conceito base, a reutilização e redesenho de brinquedos, que já tenham tido o seu tempo de vida, cuja função foi a de expandir a imaginação de crianças, além de ter como objectivo fazer “prolongar a longevidade da forma-função do brinquedo e da acção brincar – a de fazer sonhar adultos e crianças – função que partilham com a Arte.

A participação na iniciativa “Coimbra a Brincar – 2013”, a edição de um livro de histórias (em colaboração com a livraria Élia Ramalho) inspirado em algumas das esculturas agora expostas na Casa Municipal da Cultura, ou a exposição individual “Mobile Backyard”, patente no Museu do Brinquedo (Seia), em 2013, que agrupou algumas esculturas das exposições anteriores de Azenha, permitiram ao visitante uma oportunidade para assistir a “… o contemporâneo é aqui, o agora da criação”, por António Azenha.

Entre 2014 e 2015, em parceria com um conjunto de instituições de Coimbra, nasce o projecto autoral “Maior escultura de brinquedos do mundo”, ainda em aberto.

António Azenha é, actualmente, docente na Escola Secundária de Infanta D. Maria, em Coimbra.

A mostra está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30 e, ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, encerrando aos domingos e feriados.

Exposição Azenha galo