Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Antiga igreja do Convento São Francisco recebe nome de D. Afonso Henriques

23 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Antiga igreja do Convento São Francisco recebe nome de D. Afonso Henriques

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra atribuiu este sábado (23) o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, a segunda maior sala deste centro cultural e de congressos gerido pelo município.

A sessão contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, e do chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, decorrendo no âmbito das celebrações de evocação e homenagem ao Patrono do Exército Português, organizadas pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército Português e Brigada de Intervenção.

Coimbra foi a primeira capital de Portugal e é onde estão sepultados os dois primeiros reis – na Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Nesse sentido, a Câmara Municipal atribuiu o nome de D. Afonso Henriques à antiga igreja do Convento São Francisco, o centro cultural e de congressos da cidade.

O objectivo passa por homenagear D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, promovendo também o concelho de Coimbra como antiga capital do reino. Uma aposta do executivo municipal, empossado na passada segunda-feira, em desenvolver e reestruturar a oferta turística municipal em torno deste facto histórico e do Património Mundial da Humanidade.

Esta acção da autarquia decorre no âmbito das celebrações de evocação e homenagem ao Patrono do Exército Português, organizadas pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército Português e Brigada de Intervenção.

As celebrações do Dia do Exército, comemorado no dia 24 de Outubro – apesar deste ano as evocações serem hoje (23) – pretende assinalar a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e Patrono do Exército.