Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Antiga escola de Cernache vai acolher actividades para idosos

4 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Antiga escola de Cernache vai acolher actividades para idosos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai ceder gratuitamente as instalações da antiga escola de Vila Pouca de Cernache à Junta de Freguesia de Cernache para o desenvolvimento de actividades com a comunidade local, designadamente a população sénior. O protocolo de cessão precária foi assinado por Manuel Machado, presidente da CM de Coimbra e António Lopes, presidente da Junta de Freguesia (JF) de Cernache.

Manuel Machado destacou o trabalho que o Município está a executar nas escolas da República permitindo atribuir-lhes um fim público. “O mais importante é que as pessoas sintam a utilidade deste equipamento”, sublinhou. O presidente da CM Coimbra salientou, também, que a autarquia está a trabalhar num conjunto de medidas com vista ao melhoramento dos transportes e das vias de acesso a Vila Pouca de Cernache, localidade onde decorreu a sessão.

O protocolo assinado foi aprovado na reunião do Executivo municipal, de 27 de Janeiro deste ano e prevê a cedência para actividades com a comunidade local deste espaço que se encontra desactivado desde 2007. Estas instalações são compostas por um rés-do-chão, duas salas, dois alpendres, arrumos e instalações sanitárias, e tem uma área total de 1214 metros quadrados.

“A cedência das escolas básicas devolutas permite o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”, pode ler-se no protocolo hoje assinado.

A cedência gratuita será por um período de três anos, eventualmente renovável, sendo que a JF de Cernache fica com a responsabilidade de gerir o espaço e assegurar os encargos logísticos inerentes ao seu funcionamento. Deve, ainda, durante o mês de Janeiro de cada ano, apresentar o “Plano Anual de Actividades” a desenvolver nas instalações cedidas.

Recorde-se que, incluído nas celebrações do dia 25 de Abril, em 2019, a CM Coimbra assinalou publicamente a cedência do espaço da antiga escola do Loureiro, também na freguesia de Cernache, à Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro para a instalação do Museu do Brinquedo Tradicional Popular. A associação pôde, assim, passar a utilizar o espaço para dar a conhecer ao público o seu espólio, constituído por dezenas de brinquedos tradicionais populares e garantir, ainda, condições para a sua preservação.

A sessão contou ainda com a presença de Carlos Cidade, Regina Bento e Francisco Queirós, vereadores da CM Coimbra e Zélia Salgueiro, presidente da Assembleia de Freguesia de Cernache, entre outros autarcas.