Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia valoriza espaços públicos com arte urbana

14 de Julho 2021 Jornal Campeão: Anadia valoriza espaços públicos com arte urbana

O Município de Anadia está a promover o projecto de arte urbana “DEZA6 – 16 Estórias de 1 História”, subordinado ao tema “Água, Espumante, Vinho e Boa Gente”, com o apoio das Tintas Cin.

Este é um projecto idealizado pela autarquia anadiense, com a curadoria de Pedro d’Oliveira, e com o qual se pretende valorizar espaços públicos em 15 localidades do concelho. De acordo com a Câmara Municipal, “a ideia é apresentar um museu a céu aberto, dando a conhecer 16 estórias que prestam um tributo a alguns elementos endógenos do concelho de Anadia, designadamente a água, o vinho, o espumante e a boa gente”.

Neste momento encontram-se já concluídos quatro trabalhos – no Skate Park, em Anadia, da autoria de Pedro Rolo, Ricardo Cruz e Ricardo Oliveira; na paragem de autocarros, em Óis do Bairro, de Joel Almeida; junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, de Pedro Santos e Tadeu da Silva; e no centro de Vila Nova de Monsarros, da autoria de Carlos Amaral.

As intervenções artísticas estão a ser desenvolvidas por artistas plásticos do concelho de Anadia e da região de Aveiro, nos lugares de Aguim, Amoreira da Gândara, Anadia, Ancas, Arcos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Tamengos, Mogofores, Moita, Óis do Bairro, Paredes do Bairro, Sangalhos, São Lourenço do Bairro, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro.

O projecto conta com a participação dos artistas Pedro Santos (Tropic), Tadeu da Silva (Orig1), Carlos Amaral, Cristina Valadas, Zooter, António Conceição, Pedro d’Oliveira, Joel Almeida, Sandra Ferro, Pedro Rolo, Ricardo Cruz e Ricardo Oliveira.