Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia vai receber três Europeus de ciclismo no próximo ano

6 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Anadia vai receber três Europeus de ciclismo no próximo ano

O concelho de Anadia vai receber três Campeonatos da Europa de Ciclismo em Julho de 2022, nas vertentes de estrada, pista e BTT e nos escalões sub-23 e sub-19.

O Europeu de BTT de sub-23 e sub-19 será a primeira competição realizada naquele mês, entre 1 e 3 de Julho de 2022, e irá disputar-se na pista de Cross Country Olímpico (XCO) instalada na União das Freguesias Tamengos, Aguim e Óis de Bairro.

Entre 7 e 10 de Julho, vai realizar-se o Europeu de estrada de sub-23 e sub-19. Nos dois primeiros dias (7 e 8) serão atribuídos os títulos europeus de contra-relógio, estando as jornadas finais reservadas para as provas de fundo.

O velódromo nacional, na freguesia de Sangalhos, foi ainda o palco escolhido para o Campeonato da Europa de pista de sub-23 e sub-19, entre 14 e 19 de Julho. No total, são esperados mais de dois mil atletas e cerca de 30 mil visitantes.

O programa das competições foi decidido, durante o passado fim-de-semana, aquando da visita do presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), Enrico Della Casa, às provas da Taça da Europa de BMX, realizadas na pista olímpica do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos.

A UEC tem, actualmente, 50 federações associadas, apostando nos eventos do próximo ano como lançamento dos novos valores do ciclismo europeu, na rota de apuramento e preparação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“É com grande entusiasmo que assumimos, em conjunto com a Câmara Municipal de Anadia e a UEC, este enorme desafio de realizar, pela primeira vez, um Campeonato da Europa durante três semanas, integrando as vertentes de ciclismo de estrada, BTT e pista. Conseguimos atrair ao CAR Anadia este grande evento graças às excelentes infraestruturas desportivas que possuímos, sendo neste momento o único centro de alto rendimento em ciclismo com capacidade para realização deste tipo de campeonatos integrados numa mesma única região”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

O dirigente federativo tem grandes expectativas para os Europeus do próximo ano. “A dimensão do evento e a diversidade dos Campeonatos que vamos realizar em 2022, e o facto de coincidirem com o período de férias em toda a Europa será um enorme incentivo para a presença de mais público europeu que, tradicionalmente, acompanha os seus países e ciclistas. Este evento será também uma grande oportunidade para o ciclismo de esperanças em Portugal. Vamos preparar com grande ambição a participação das selecções Nacionais nos Campeonatos da Europa”, adianta o presidente da Federação.