Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia: Secretária de Estado da Educação inaugurou Escola Básica de Mogofores

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia: Secretária de Estado da Educação inaugurou Escola Básica de Mogofores

A secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, visitou o concelho de Anadia, na sexta-feira (23), tendo presidido à cerimónia de inauguração da Escola do 1.º ciclo de Mogofores.

A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, pela vereadora da Educação, pelo director-geral da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela delegada regional da Educação do Centro.

Durante a manhã, a responsável governamental percorreu as instalações do Agrupamento de Escolas de Anadia, onde pôde presenciar o processo de testagem aos alunos que estava a decorrer, tendo também observado o cumprimento das regras de segurança implementadas neste estabelecimento de ensino, no sentido de prevenir a propagação da covid-19.

Esta foi a primeira vez que um membro do Governo visitou o equipamento escolar, desde a sua entrada em funcionamento. Desta forma, o momento ficou assinalado com o descerramento de uma placa alusiva à visita.

No período da parte da tarde, a secretária de Estado da Educação inaugurou a renovada Escola do 1.º Ciclo de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores, tendo o momento ficado registado com o descerramento de uma placa comemorativa.

De referir que os trabalhos realizadas no estabelecimento de ensino constituíram um investimento de cerca de 800 000 euros e foram comparticipados por Fundos Comunitários.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), do director Geral da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do director do Agrupamento de Escolas de Anadia, dos vereadores do Executivo municipal e do presidente da União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia sublinhou que este “é um dia de grande satisfação” para o Município, não só por se ter conseguido “concretizar este objectivo com o respectivo financiamento”, mas por ver “que os professores e os alunos têm hoje outras condições de trabalho e de conforto”.

A autarca dirigiu algumas palavras de agradecimento à responsável governamental, dizendo que a sua visita “honra muito o Município”. “Depois de, durante a parte da manhã, ter visitado a escola sede do Agrupamento de Escolas de Anadia e agora esta do 1.º ciclo, penso que ficou com uma ideia clara dos investimentos feitos no concelho de Anadia ao nível da educação. Para além do investimento físico há também a realçar o investimento humano e pedagógico, bem como nos projectos educativos que têm sido desenvolvidos nestes estabelecimentos de ensino”, afirmou ainda a edil.

Maria Teresa Cardoso sublinhou o facto de praticamente todas as escolas em funcionamento do 1.º ciclo do concelho estarem intervencionadas, faltando apenas a Escola da Moita, cuja empreitada de requalificação foi aprovada há poucos dias. A terminar deixou ainda uma palavra de agradecimento à presidente da CCDRC pelo apoio que tem dado aos autarcas, no enquadramento dos fundos que lhes permitem realizar e valorizar estes investimentos, assim como uma palavra de apreço ao Centro Social de Mogofores, que acolheu os alunos durante o período de tempo em que este equipamento escolar esteve a ser intervencionado.

A secretária de Estado da Educação encerrou a cerimónia, elogiando as condições existentes nestas novas instalações e afirmando que esta “é uma grande aposta na educação”. No final da inauguração os alunos entregaram uma pequena lembrança às entidades presentes.

De referir que a Escola de Mogofores retomou a sua actividade no início do presente ano lectivo, após um período de intervenção que visou dotar o edifício de melhores condições de conforto e de segurança, tornando-o, assim mais aprazível para as crianças e restante comunidade escolar.

A intervenção converteu o edifício existente a Sul e a área ocupada pelo campo de jogos, numa Escola Básica de 1.º ciclo com três salas de aula; biblioteca; instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários; gabinetes de reuniões, atendimento e trabalho; sala polivalente/refeitório e copa, assim como espaços de recreio exterior, coberto e descoberto, pavimentado e relvado. O complexo está dimensionado de modo a satisfazer as necessidades definidas na Carta Educativa do Concelho de Anadia.