Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia regressa com Mercado Medieval

23 de Julho 2023 Jornal Campeão: Anadia regressa com Mercado Medieval

Acampamento militar, recriações históricas, arruadas, danças, peças de teatro, exposição de artefactos bélicos, torneios de armas, trovas e cantigas são alguns dos ingredientes do Mercado Medieval de Anadia. A iniciativa, que levará os visitantes numa viagem ao passado, vai ter lugar nos próximos dias 28, 29 e 30 de Julho, tendo como cenário a Lagoa de Torres, Freguesia de Vilarinho do Bairro, numa organização do Município de Anadia, em parceria com a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro.

A recriação pretende retractar o ambiente vivido na época de D. Dinis e tem como objectivo principal a promoção do conhecimento e o reconhecimento da história e da cultura local. É intenção da organização recriar o ambiente histórico, como factor de enriquecimento do próprio evento, promovendo e valorizando o património, fomentando a criação artística e a comercialização de novos produtos.

O Mercado abre portas no dia 28 de Julho, pelas 18h00, seguindo-se o Auto de Abertura e o respectivo cortejo e arruada pelas ruas e praças do burgo. A noite do primeiro dia será preenchida com várias animações e recriações, de onde se destacam o espectáculo itinerantes, recriação histórica.

No sábado e domingo, o Mercado abre às 12h00, a tarde e noite dos dois dias, serão preenchidos com um vasto programa de actividades, nomeadamente danças mozárabes, dramatizações, treino de cavaleiros apeado e demonstração de armas, encenações, trovas e cantigas, bombos, cortejos, espectáculos itinerantes e recriação histórica, entre outros. O recinto do Mercado conta ainda com um espaço de comeres e beberes, onde os visitantes poderão provar as iguarias e néctares da época.

Os visitantes terão também oportunidade de trajar “à época”, estando as vestes disponíveis para empréstimo no local do evento, sem quaisquer custos.