Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia recebe Concurso Nacional de Escanções

21 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Anadia recebe Concurso Nacional de Escanções

Anadia prepara-se para acolher, pela primeira vez, o Concurso Nacional de Escanções, organizado pela Associação dos Escanções de Portugal, membro fundador da Association de la Sommellerie Internationale. A 18.ª edição do evento terá lugar nos dias 26 e 27 de Novembro, no Cineteatro Anadia, e terá como ponto alto a revelação do Melhor Escanção do Ano 2023.

Com cerca de 20 concorrentes a disputar o título, a competição contará com a presença de candidatos provenientes de diversos pontos do país. Estes terão a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos perante um júri experiente, composto por membros nacionais e internacionais. A final do concurso, aberta ao público, realizar-se-á na segunda-feira, 27 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h30.

O vencedor da edição anterior, em 2022, foi Marc Pinto, actual escanção e head sommelier no Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa. O evento decorreu no Redondo, no Alentejo.

Paralelamente ao Concurso Nacional de Escanções, será realizado o Concurso Nacional Fernando Ferramentas, que seleccionará o Melhor Empregado ao Serviço de Vinhos em Portugal. Este concurso integra o Curso Nacional Fernando Ferramentas, um projecto itinerante que tem percorrido o país, proporcionando formações destinadas a profissionais da área, com o objectivo de melhorar o serviço de vinho no sector.

Após os concursos, a cidade de Anadia será palco da Gala Anual dos Escanções de Portugal, organizada em conjunto com a Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada. O evento promete ser uma celebração dos profissionais da área, destacando a excelência e o talento dos escanções que contribuem para enriquecer a cultura do vinho em Portugal.