Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia promove fase municipal do concurso de leitura da CIM de Aveiro

17 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Anadia promove fase municipal do concurso de leitura da CIM de Aveiro

A fase municipal da 8.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), vai realizar-se a 24 de Fevereiro.

Devido à situação pandémica, esta fase vai acontecer em formato online, via ZOOM, entre as 14h00 e as 19h00.

A sessão de abertura vai contar com a intervenção de Jennifer Pereira, vereadora da Educação da autarquia de Anadia, seguindo-se a participação dos alunos, a partir de casa.

Esta fase do concurso vai contar com a presença de 23 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e Centro Qualifica, apurados na fase da escola, realizada no Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio de Nossa Senhora da Assunção, nos Salesianos Mogofores e no Centro Qualifica.

Neste momento do CIL, os participantes vão prestar “provas de leitura e de compreensão sobre as obras seleccionadas para os quatro ciclos de ensino: «Aventuras de Engrácia», de Maria Alberta Menéres (1.º CEB), «O convidador de pirilampos», de Ondjaki (2.º CEB), «História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar», de Luís Sepúlveda (3.º CEB e Qualifica) e «O retorno», de Dulce Maria Cardoso (Secundário)”, informou a Câmara Municipal de Anadia.

O júri do concurso será composto por Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Biblioteca Escolares, Lisete Cipriano, responsável pela Biblioteca Municipal de Ílhavo e por Albano Jorge, escritor e actor de Anadia.

No final da sessão, o júri irá anunciar os finalistas, por nível de ensino, estando prevista, neste momento, uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso.

Os vencedores desta fase do concurso vão representar o Município de Anadia na fase final do CIL, que vai realizar-se a 17 de Abril, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.

Recorde-se que este concurso é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, dos 11 municípios que integram a CIM de Aveiro e tem como principal objectivo incentivar nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.