Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia: Produtores de Vila Nova de Monsarros surpreenderam júri

12 de Abril 2022 Jornal Campeão: Anadia: Produtores de Vila Nova de Monsarros surpreenderam júri

Mais de três dezenas de produtores da freguesia de Vila Nova de Monsarros participaram na 7.ª Mostra de Vinhos, que se realizou no passado domingo (11), no Centro Cultural de Grada, no concelho de Anadia. Esta iniciativa iniciou-se com uma prova às cegas, efectuada por um júri que avaliou 56 vinhos. Na categoria dos vinhos brancos, o 1.º lugar foi atribuído a João Manuel Marques Nunes, o 2.º a Miguel Silva e o 3.º a Paulo Lebre. Na categoria dos vinhos rosés, foi António da Silva Cabeço que alcançou o pódio. Na categoria dos vinhos tintos, Bruno Cardoso obteve a melhor pontuação, seguido dos produtores Manuel da Silva António e Paulo Lebre.

Os vinhos apresentados nesta sessão – 39 tintos, 12 brancos e cinco rosés – foram avaliados por Bruno Seabra (enólogo das Caves da Montanha), Cristóvão Moreira (enólogo), Francisco Batel Marques (proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes), Jorge Sampaio (presidente da Direcção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal), Miguel Silva (enólogo da Quinta de Baixo) e Tiago Rodrigues (elemento da equipa de enologia da marca Luís Pato). Este especializado e conceituado júri, presidido por Bruno Seabra, mostrou-se positivamente surpreendido com a qualidade dos vinhos apresentados. Basílio Carvalho, presidente da Direcção da Associação Recreativa de Grada (ARG), fez um “balanço muito positivo” da 7.ª Mostra de Vinhos, evento que – assegurou – vai continuar a fazer parte da programação desta colectividade, com 45 anos de existência e sede no Centro Cultural de Grada.

Esta iniciativa, organizada pela ARG, contou com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros, da Pavigrés Cerâmicas, S.A., da Anadil – Comércio Geral e Importação, S.A., do restaurante Pedro dos Leitões e da TIPANADIA – Artes Gráficas. A 7.ª Mostra terminou com um lanche-convívio, onde foi possível provar vinhos de 34 produtores e partilhar experiências sobre a arte de fazer vinho. A animação esteve a cargo da dupla Alfredo & Lameirinhas.