Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia: Presidente da Câmara retira funções a candidato do PSD

16 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Anadia: Presidente da Câmara retira funções a candidato do PSD

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, acusou hoje de “falta de lealdade política” o vereador Litério Marques, retirando-lhe por despacho o regime de permanência e respectivas funções, de que gozava desde 2013.

O despacho de Teresa Cardoso, eleita há quatro anos por um movimento independente, surge poucos dias depois de Litério Marques ter sido escolhido pelo PSD para voltar a candidatar-se à presidência da Câmara de Anadia, cargo que ocupou durante quatro mandatos, até 2013.

Na sequência desta escolha, Litério Marques criticou duramente Teresa Cardoso e o Movimento Independente Anadia Primeiro (MIAP), que há quatro anos o tinha acolhido nas suas fileiras, depois de o ex-presidente ter entrado em rutura com o PSD, de onde acabaria por ser expulso.

“Das atitudes do senhor vereador Litério Augusto Marques resulta, inevitavelmente, uma clara falta de confiança pessoal e institucional, e incompatibilidade no que respeita ao exercício das funções que lhe foram atribuídas, que conduziram a uma rotura que obriga a uma tomada de decisão inadiável e categórica”, justifica Teresa Cardoso no despacho em que retira a Litério Marques o regime de vereador em permanência.

No despacho, Teresa Cardoso cita declarações recentes de Litério Marques, em que o ex-presidente critica a maneira de actuar da autarquia e desvaloriza o papel do MIAP e dos independentes.

Teresa Cardoso, que deverá avançar com uma recandidatura nas autárquicas deste ano, critica ainda a alegada falta de empenho de Litério Marques, acusando-o de não exercer as funções de vereador em regime de permanência que lhe tinham sido confiadas.

“Até ao momento, o senhor vereador Litério Augusto Marques não comunicou, formal ou informalmente, à presidente da Câmara Municipal de Anadia, o seu novo rumo político, tendo esta tomado conhecimento de tais factos através de citações veiculadas através da comunicação social, que não só não foram desmentidas pelo mesmo, como foram ainda por si reiteradas”, queixa-se Teresa Cardoso.

A autarca manifesta ainda a sua surpresa por Litério Marques não ter tomado a iniciativa de renunciar ao regime de permanência, tendo em conta o novo contexto político.