Coimbra  18 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia perdeu para Odivelas corrida a Cidade Europeia do Desporto 2020

16 de Janeiro 2019

Odivelas venceu a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020, disse hoje à Lusa o vereador do Desporto da Câmara de Anadia, que também concorria à distinção, tal como Penafiel.

O desfecho da corrida a Cidade Europeia do Desporto 2020 foi esta manhã comunicada ao executivo camarário de Anadia pela presidente do Município, a independente Teresa Cardoso, durante a reunião semanal.

A autarca terá agradecido o esforço de todos os que se envolveram na candidatura, prometendo que Anadia “vai continuar a ser uma cidade de Desporto”, aproveitando a existência de equipamentos modernos erguidos nos últimos anos na área do concelho.

O vereador Jorge Sampaio prometeu divulgar, ainda hoje, um comunicado com a posição da Câmara sobre o desfecho da candidatura.

Anadia concorria contra Penafiel e Odivelas a uma distinção que é gerida em Portugal pela Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto.

A candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto tinha como objectivo “criar um grande projecto desportivo, o mais abrangente possível, transversal e inclusivo que envolva toda a população”.

Segundo a Câmara, “pretendia-se elevar a história de Anadia como terra de grandes clubes e desportistas, os quais têm colocado o nome do Município nos mais prestigiados pódios de nível nacional e internacional”.

A candidatura viu o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, tendo sido a única candidatura apresentada por um município da Região Centro.

A Câmara fez nos últimos anos um grande investimento em infraestruturas desportivas no concelho, tanto do sector público como do privado, que rondará os 50 milhões de euros, segundo cálculos do vereador Jorge Sampaio.

A agência Lusa tentou obter um comentário da Câmara de Odivelas sobre o assunto, mas a autarquia liderada pelo socialista Hugo Martins remeteu uma posição para sexta-feira, dia do anúncio oficial do resultado das candidaturas.

“Estamos tristes porque estávamos entusiasmados com a nossa candidatura e porque o evento iria coincidir com os 250 anos da elevação de Penafiel à categoria de cidade”, comentou, por outro lado, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa.

Apesar disso, referiu o autarca, “valeu a pena” todo o trabalho realizado no âmbito da candidatura, que mobilizou toda a comunidade do concelho, em especial as inúmeras associações desportivas.

“Houve um grande movimento galvanizador e isso fica e vai continuar, porque iremos manter a nossa aposta no desporto e na sensibilização para que mais pessoas, de todas as idades, pratiquem desporto em Penafiel”, concluiu.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com