Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia investe mais de dois milhões de euros em obras

13 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia investe mais de dois milhões de euros em obras

O Município de Anadia provou o lançamento do concurso público de três empreitadas nas áreas da saúde, educação e requalificação urbana e ambiental, num investimento que ultrapassa os 2,5 milhões de euros.

A autarquia vai levar a efeito a requalificação do Centro de Saúde de Anadia, a requalificação e ampliação da Escola do 1.º ciclo da Moita, e a requalificação ambiental e paisagística do Monte Crasto.

A requalificação e reestruturação do Centro de Saúde tem como base o valor de 1,3 milhões de euros e um prazo de execução de 10 meses. Com esta obra pretende-se “melhorar as condições de funcionamento e de conforto deste equipamento de saúde, dotando-o de meios modernos e funcionais, permitindo assim um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade”, disse o Município de Anadia.

Para além disto, “o projecto vai permitir sanar algumas patologias de construção, bem como o ajustamento da organização interna, adaptando os espaços às novas exigências”, pretendendo-se que a infra-estrutura possa acolher a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF), bem como um gabinete de estomatologia. Também as zonas exteriores serão alvo de intervenção, para organizar a circulação, o estacionamento e a iluminação pública.

O Executivo aprovou, também, o lançamento da empreitada de requalificação e ampliação da Escola do 1.º ciclo da Moita, com um investimento que ronda o meio milhão de euros e um prazo de execução de um ano. “O projecto prevê a requalificação e remodelação do edifício principal, e a criação de um edifício complementar de modo a dar cumprimento ao programa funcional, segundo a legislação em vigor”, disse a autarquia de Anadia, informando que a intervenção “irá permitir a criação de espaços de ensino, sociais e de apoio”.

A zona do Monte Crasto, no centro da cidade, vai ser alvo de requalificação ambiental e paisagística, com um investimento de cerca de 700 000 euros e um prazo de execução de oito meses. “O objectivo é transformar aquela zona num espaço verde urbano, dotado de sinalética, trilhos e circuitos de manutenção, miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e a zona serrana, zonas de lazer e de merendas, em sintonia com a valorização, conservação e preservação do património natural e histórico”, disse o Executivo.

Para a Câmara Municipal, “esta intervenção surge em linha de complementaridade com outras obras de requalificação urbana já levadas a cabo por esta autarquia, nomeadamente as requalificações da rua Júlio Maia, da rua Justino Sampaio Alegre e o Parque Urbano de Anadia”.

De referir que todos estes investimentos estão integrados no Plano das Áreas de Reabilitação Urbana de Anadia.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, a oportunidade do lançamento destas empreitadas tem em conta também a oportunidade aberta pelos Fundos Comunitários que “permitirá ao Município submeter candidaturas a eixos e medidas que aceitam estas áreas de intervenção, possibilitando alcançar a comparticipação financeira para a sua intervenção, aliviando assim o encargo financeiro à autarquia”.