Coimbra  17 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia estabelece protocolo com Altice para expansão da rede de fibra óptica

10 de Maio 2021 Jornal Campeão: Anadia estabelece protocolo com Altice para expansão da rede de fibra óptica

O Município de Anadia está a proceder à interligação em fibra óptica dos edifícios municipais, num investimento superior a 20 mil euros, possibilitando assim a melhor adequação dos recursos e obter redução de custos. Estes investimentos vão também na sequência de gastos da autarquia em alargar a rede de fibra óptica no concelho.

Neste sentido, o Município de Anadia celebrou, no passado mês de Abril, o protocolo de colaboração com a Altice Portugal com o intuito de expandir a rede de fibra óptica no concelho. Desde Setembro de 2020 que os contactos com a Altice Portugal para a expansão da rede de fibra óptica se mantêm, tendo concretizado o compromisso com a assinatura do presente protocolo de cooperação.

O documento prevê, para além da expansão da fibra óptica, a substituição de outras redes nas centrais locais das freguesias e a partilha das condutas pertencentes a cada uma das entidades, por forma a reduzir a duplicação de infraestruturas e a minimizar o volume de intervenções no subsolo, no âmbito dos respectivos projectos de desenvolvimento da rede, tendo por base a máxima utilização possível da rede de condutas.

De acordo com o protocolo, a Altice Portugal compromete-se a executar até final de 2021 a expansão da rede de fibra óptica, de forma a alcançar uma taxa de cobertura igual a 95% do número de fogos do concelho.

Ainda na área das Comunicações, e segundo notícias vindas a público na Comunicação Social, nomeadamente no jornal digital “ECO – Economia Online”, de 4 de Maio, a “Anacom prepara-se para obrigar a Meo e a Vodafone a cobrirem com rede 4G mais 100 freguesias de baixa densidade populacional”. Nesta listagem estão inseridas as Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros que irão, assim, ver reforçada a cobertura da rede de comunicações.

De sublinhar que o investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território.