Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia entrega Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa

13 de Abril 2022 Jornal Campeão: Anadia entrega Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa

A cerimónia de entrega dos galardões do “Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa” 2020/2021, promovido pelo Município de Anadia, vai ter lugar, no próximo dia 11 de Maio, pelas 16h30, no Cineteatro Anadia. Inicialmente agendado para o dia 15 de Dezembro de 2021, o evento teve de ser recalendarizado, devido à pandemia de covid-19.

O “Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa” foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objectivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2.º e do 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional.

Até ao ano de 2011/2012, o Prémio era atribuído ao melhor aluno de cada um dos níveis de ensino, havendo, assim, um premiado por nível de ensino e sendo os restantes candidatos ao prémio galardoados com menções honrosas. No entanto, o Município de Anadia entendeu dever compensar “a excelência do trabalho e dedicação de mais alunos, assim como reconhecer que as variáveis subjacentes aos processos de ensino e aprendizagem e respectiva avaliação em diferentes contextos, são fatores de relatividade que tornam complexa a tarefa de comparar resultados entre as diferentes escolas participantes”, refere o Município.

Nesse sentido passou a distinguir três alunos por escola e por ciclo de ensino a saber: Escola Básica de Vilarinho do Bairro (6 alunos), Escola Básica e Secundária de Anadia (12), Salesianos de Mogofores (6), Colégio Nossa Senhora da Assunção – Famalicão (9) e Escola Profissional de Anadia (3), num total de 36 alunos. O melhor aluno de cada escalão de ensino receberá um prémio pecuniário no valor de 250,00 euros e um diploma, e os restantes dois Menções Honrosas.

A autarquia frisa que a iniciativa do Município de Anadia pretende “constituir um incentivo à melhoria contínua do desempenho escolar e à construção do percurso formativo de alguns jovens”.