Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia disponível para apoiar segunda Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros

4 de Março 2021 Jornal Campeão: Anadia disponível para apoiar segunda Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros

O Município de Anadia está disponível para apoiar a criação e uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para o Corpo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Para isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil terá de confirmar a aprovação da nova equipa e assumir “responsabilidades idênticas às consagradas no protocolo celebrado, em Janeiro de 2012, que deu origem a criação da actual EIP”, informou a Câmara Municipal.

Segundo o Executivo, com a segunda Equipa de Intervenção, “o Corpo de Bombeiro de Anadia verá a sua operacionalidade reforçada, conferindo assim uma muito maior capacidade de resposta”.

De referir que o concelho de Anadia é atravessado por importantes vias rodoviárias e ferroviárias, como a A1, o IC2/EN1, a Linha do Norte e a Rede de muito Alta Tensão da REN (400kv), “contexto que obriga a que haja uma exigência operacional elevada e um nível de resposta mais profissional possível por parte dos bombeiros”, disse a autarquia.

O Executivo sublinhou que “o Corpo de Bombeiros tem vindo a sentir algumas dificuldades, nomeadamente a diminuição de captação de novos elementos, apesar do investimento constante em acções de recrutamento, bem como a diminuição de elementos no Quadro Activo”, o que leva à necessidade “da profissionalização de mais uma EIP”.

De referir que a Equipa de Intervenção Permanente assegura o socorro e a emergência na área do respectivo concelho, e os bombeiros que as integram são caracterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.