Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia dá parecer favorável às candidaturas ao programa “PARES”

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia dá parecer favorável às candidaturas ao programa “PARES”

O plenário do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Anadia emitiu o parecer favorável às nove candidaturas apresentadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A reunião decorreu na passada terça-feira (27), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Anadia, e as candidaturas propõem-se ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) – 3.ª Geração.

O PARES tem por finalidade apoiar o desenvolvimento, consolidação e reabilitação da rede de equipamentos sociais, promovendo a melhoria sustentada das condições e dos níveis de protecção dos cidadãos.

O Programa pretende viabilizar a promoção de respostas sociais de qualidade aos utentes, adoptar soluções capazes de assegurar a modernização, bem como responder, de forma eficiente, a novas necessidades sociais e territoriais.

APPACDM de Anadia, Centro Social e Recreativo da Poutena, Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim, Centro Social Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro (duas candidaturas), Centro Social e Recreativo da Pedralva, Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima e Misericórdia da Freguesia de Sangalhos foram as entidades que apresentaram candidaturas ao PARES para alargamento de várias respostas sociais, designadamente Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia (CD), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Lar Residencial.

A vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Acção Social, Jennifer Pereira, congratulou-se com “o empenho e dedicação” de todas as IPSS na realização das nove candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, desejando “boa sorte” na prossecução dos seus objectivos a todas as instituições.

Jennifer Pereira agradeceu ainda “todo o trabalho realizado em prol da comunidade”, sobretudo nesta nova realidade de pandemia, tendo salientado “a disponibilidade do Município de Anadia para apoiar dentro das suas capacidades e competências”.

Os responsáveis das várias Instituições presentes tomaram ainda conhecimento do projecto “Agilidades”. Marlene Rosa, fundadora do projecto, em traços muito gerais, apresentou os “Lab Centers Agilidades” que visam a concepção de jogos de motricidade e agilidade mental dirigidos à população sénior, com diversos níveis de dificuldade.