Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia cria parque ecológico em Vila Nova de Monsarros

3 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Anadia cria parque ecológico em Vila Nova de Monsarros

O Município de Anadia está a criar um parque ecológico no lugar de Vila Nova de Monsarros. A intervenção, com um custo aproximado de 95 000 euros e um prazo de execução de quatro meses, decorre numa área aproximada de 1600 metros quadrados. Associado a esta intervenção será construído naquele espaço um Moinho de Água Museológico, no âmbito do Orçamento Participativo do Município de Anadia, num investimento que ronda os 43 500 euros.

“Trata-se de um espaço junto ao rio da Serra, perto do núcleo urbano da povoação apresentando todas as condições para ser potenciado e valorizado, proporcionando benefícios directos e indirectos à população local”, disse o Município de Anadia.

O projecto prevê a implementação de diversas infraestruturas, desde redes de águas pluviais e abastecimento de água, bebedouros e iluminação pública, bem como a criação de diferentes espaços para um conjunto de actividades de recreio e zonas de lazer (parque infantil, campo de basquetebol, estacionamento, entre outros). Será também colocado mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e bebedouros.

O projecto tem como objectivo primordial reabilitar este espaço, dotando o mesmo de condições fundamentais ao nível da estruturação dos espaços e suas valências, nomeadamente no que respeita ao recreio activo e passivo que visa atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional.

Aproveitando a intervenção, a autarquia vai complementar aquele espaço com a construção de um moinho de água museológico, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo.

“Com a construção deste moinho museológico pretende-se perdurar no tempo a memória de pelo menos uma dezena de moinhos de produção que existiam ao longo do Rio da Serra (Rio Angarna). É intenção fazer um espaço museológico e interpretativo que permita explicar às gerações vindouras o que se fazia com este tipo de equipamentos”, admitiu a autarquia.

Este é um projecto também com carácter demonstrativo muito particular, capaz de sensibilizar as populações locais e de atrair visitantes à Freguesia de Vila Nova de Monsarros.