Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia conquistou 13 Bandeiras Verdes Eco-Escolas

20 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Anadia conquistou 13 Bandeiras Verdes Eco-Escolas

Treze escolas do concelho de Anadia, o maior número de sempre, foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2020-2021.

Conquistaram este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o Centro Escolar de Arcos; o Centro Escolar de Tamengos; o Centro Escolar de Sangalhos; a Escola Básica 1 da Moita; o Centro Escolar das Avelãs; o Centro Escolar de Paredes do Bairro; o Colégio Nossa Senhora da Assunção; a Escola Básica e Secundária de Anadia; a Escola Básica de Vilarinho do Bairro; a Escola Básica 1 de Aguim; a Escola Básica 1 de Vila Nova de Monsarros; a Escola Básica 1 do Chãozinho/Jardim de Infância de Amoreira da Gândara; e a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada.

O Município de Anadia apoiou logística e financeiramente os estabelecimentos de educação e ensino que participaram nesta iniciativa. Para Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “o trabalho desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental, merecidamente reconhecido, dignifica o concelho e é um orgulho para toda a comunidade anadiense”.

Segundo a autarca, “a Bandeira Verde Eco-Escolas é, além de uma recompensa, uma enorme responsabilidade, uma vez que educa os mais novos e também toda a comunidade para esta causa tão importante que contribui para a construção de um mundo mais amigo do ambiente”.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que, em Portugal, é desenvolvido pela ABAE desde 1996. Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem acções no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas. O Eco-Escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Esta coordenação multinível permite a confluência para objectivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos, tendo também em conta as características do meio envolvente.