Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia com nova sessão de esclarecimento sobre a linha de alta velocidade

23 de Julho 2023 Jornal Campeão: Anadia com nova sessão de esclarecimento sobre a linha de alta velocidade

O Município de Anadia convida a população a participar numa nova sessão de esclarecimento sobre o Estudo de Impacto Ambiental do troço Soure/Aveiro da Linha de Alta Velocidade que terá lugar, na segunda-feira, dia 24, pelas 18h00, no Cineteatro Anadia.

A iniciativa contará com a presença do vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

Esta segunda sessão de esclarecimento surge no seguimento da primeira realizada a 6 de Julho, que foi bastante participada, contudo, não houve a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e ouvir todas as opiniões e preocupações dos presentes.

Recorde-se que o Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa apresenta três alternativas de traçado para atravessamento do concelho de Anadia, abrangendo as freguesias de Sangalhos, S. Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro, União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, União das Freguesias de Arcos e Mogofores e União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro. Qualquer um dos traçados da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa acarreta um conjunto de impactos para as populações e para o território.

De sublinhar que está a decorrer até ao próximo dia 28 de Julho, o período de Consulta Pública do Estudo de Impacto Ambiental referente ao Estudo Prévio da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, no troço compreendido entre Aveiro (Oiã) e Soure. Qualquer pessoa, empresa, associação e/ou entidade pode manifestar a sua opinião ou preocupação sobre o Estudo Prévio. Contudo, só serão consideradas as opiniões, sugestões e/ou reclamações submetidas através do Portal Participa.pt.