Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia avança com “Bairro Comercial Digital”

6 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Anadia avança com “Bairro Comercial Digital”

O projecto “Anadia Digit@ll” visa modernizar e potenciar o comércio na cidade e representa um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros, sendo que cerca de 77% desse valor é a fundo perdido.

A candidatura que a Câmara Municipal de Anadia apresentou, conjuntamente com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada, à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do PRR –-Plano de Recuperação e Resiliência, foi aprovada e é a terceira mais pontuada do distrito de Aveiro.

Delineado a dois anos, o projecto “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia, abarcando mais de 200 estabelecimentos com uma componente de intervenção no espaço público e outra de capacitação digital.

O projecto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas colectivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.

A medida “Bairros Comerciais Digitais” pretende promover a digitalização da economia através da adopção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, e também através da sensibilização e capacitação de trabalhadores e empresários.

A cerimónia de apresentação dos “Bairros Comerciais Digitais” aprovados, organizada pela Direcção-Geral das Actividades Económicas, realizou-se, na manhã desta quarta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Além deste investimento, a Câmara Municipal de Anadia dispõe já de um regulamento que permite rececionar candidaturas de apoio ao comércio local, majorando os apoios aos investimentos fora dos maiores agregados populacionais.