Coimbra  15 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia atribui ‘vouchers’ para dinamizar comércio local e hotelaria

15 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia atribui ‘vouchers’ para dinamizar comércio local e hotelaria

O Município de Anadia aprovou a atribuição de ‘vouchers’, no valor global de 100 000 euros, para dinamizar o comércio local e a hotelaria, visando atenuar os prejuízos provocado pelo confinamento imposto pela pandemia.

A medida, no âmbito do “Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico – Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos”, consiste na atribuição de uma compensação aos comerciantes, com sede ou estabelecimentos no concelho, consubstanciada em descontos efectivados aos consumidores que sejam pessoas singulares, através da concessão de “vouchers comércio local”, no valor unitário de cinco euros, e “vouchers hotelaria”, na modalidade de kits de “Boas Vindas” e oferta de uma noite extra para estadias de, pelo menos, três noites seguidas em estabelecimento hoteleiro.

Segundo a Câmara Municipal de Anadia, por cada compra de valor igual ou superior a 20 euros em estabelecimentos do comércio local, que tenha sido obrigado a encerrar por força da entrada em vigor do Decreto n.3-A/2021, 14 de Janeiro de 2021, será atribuído um “voucher comércio local”, de cinco euros, que poderá ser descontado numa compra de, no mínimo, 20, em qualquer estabelecimento comercial, restauração ou hoteleiro aderentes. O “voucher” não pode ser descontado onde foi atribuído e apenas pode ser usado um voucher por cada compra.

O “voucher Hotelaria” integra um kit de “Boas Vindas”, atribuído em cada estadia mínima de duas noites em estabelecimento hoteleiro aderente. O “voucher” integra também a oferta de uma noite extra, por pernoita de pelo menos três noites seguidas, cujo custo será suportado pelo Município.

Já o ‘kit’ de “Boas Vindas” é composto por um ‘voucher’ de 10 euros, que poderá ser descontado nos estabelecimentos aderentes de restauração, hotelaria e comércio local, numa compra mínima de 20 euros. Este dá, ainda, direito a dois bilhetes de entrada no Aliança Underground Museum e no Museu do Vinho Bairrada.

De acordo com as normas, serão abrangidos por esta medida apenas os estabelecimentos comerciais com volumetria igual ou inferior a 1 000m2. O incentivo irá vigorar entre 19 de Abril e 31 de Julho.

“Esta nova medida vem assim reforçar o pacote de incentivos aprovado, no início do mês de Abril, pelo executivo camarário de Anadia, de onde destaca a redução de 30% do pagamento de rendas, aos titulares de um contrato de arrendamento nos espaços municipais e a isenção do pagamento de taxas municipais de esplanadas, até Dezembro de 2021”, disse a autarquia. Assim como a introdução de novos critérios nas “Normas de Execução da Medida de Apoio à Actividade Económica de Interesse Municipal”, no que concerne ao “Apoio ao Emprego” e “Quebra de Facturação”, podendo-se candidatar a estes apoios as empresas que empreguem até 25 trabalhadores e que tenham registado quebras de facturação igual ou superior a 20%.