Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia associa-se à iniciativa “A Terra Treme”

31 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Anadia associa-se à iniciativa “A Terra Treme”

O Município de Anadia, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, irá realizar, na próxima sexta-feira (5), pelas 11h05, nos estabelecimentos de ensino do concelho, o exercício “A Terra Treme”.

A acção será feita em parceria com os Bombeiros Voluntários de Anadia e com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro).

Segundo a Câmara de Anadia, esta é a 9.ª edição da iniciativa de âmbito nacional, “que se insere nas actividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo”.

O exercício “compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”, disse a autarquia de Anadia, acrescentando que a acção se irá desenrolar em um minuto, no qual os participantes deverão executar os três gestos de autoprotecção – baixar, proteger e aguardar.

De acordo com o Município, “é objectivo de ‘A Terra Treme’ sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes”.

A Câmara de Anadia convida os cidadãos e as entidades a associar-se a esta iniciativa pública, promovendo a sua participação neste exercício.