Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia assinala Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

4 de Abril 2022 Jornal Campeão: Anadia assinala Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Sob o slogan “Serei o que me deres… Que seja amor!”, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Anadia, em parceria com o Município de Anadia, assinala em Abril, o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” com várias acções de sensibilização, junto da comunidade, desde a iluminação de edifícios, passando pela colocação de faixas e laços alusivos à temática.

À semelhança de anos anteriores, o Edifício dos Paços do​ Concelho foi, novamente iluminado com luz azul e colocados laços azuis em todos os outros edifícios municipais. Foi também lançado um desafio aos professores do Agrupamento de Escolas de Anadia da rede pública e privada para que trabalhem a temática do Laço Azul com os seus alunos, designadamente construindo laços azuis ou realizando outro tipo de trabalhos, os quais serão depois alvo de exposição na escola ou, eventualmente noutros locais públicos, nomeadamente nas páginas das redes sociais da CPCJ e do Município de Anadia.

A CPCJ e o Município de Anadia lançaram ainda um outro desafio aos professores das escolas do concelho para que, no dia 29 de Abril, construam, com as suas turmas ou coletivamente, um laço azul humano.

De recordar que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se, em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. O azul da fita refletia a cor das nódoas negras e dos corpos batidos dos seus dois netos, alvos de violência pela mãe e namorado. O azul servia como um lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.