Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia assinala Dia Internacional da Florestas e Dia Mundial da Água

19 de Março 2022 Jornal Campeão: Anadia assinala Dia Internacional da Florestas e Dia Mundial da Água

O Município de Anadia, através do Gabinete Técnico Florestal, vai assinalar o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, que se celebram, respectivamente, a 21 e 22 de Março, com a realização de uma actividade de sensibilização e informação, no âmbito da preservação e promoção da conservação dos recursos naturais.

A actividade vai ter lugar, no próximo dia 21 de Março, na Lagoa do Paul de Ancas, envolvendo os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Centro Escolar de Paredes do Bairro. A acção tem por objectivo sensibilizar a população escolar para a importância da árvore e do espaço florestal, enquanto recurso natural renovável, reconhecendo-o, cada vez mais, como um ecossistema de primeira importância para a produção de bens e prestação de serviços. Produção de bens que remuneram o património e investimento dos proprietários florestais e asseguram a manutenção da própria floresta e prestação de serviços directos, como as oportunidades de recreio, a paisagem, o contacto com a natureza, e indirectos como os cada vez mais valorizados, armazenamento de carbono, biodiversidade, protecção do solo e qualidade do ar e da água, entre muitos outros.

A acção consiste na realização de um percurso temático a pé pela floresta, através de um circuito previamente definido, com paragens em vários locais estratégicos onde serão representadas e explanadas algumas das profissões ou actividades que estão directamente ligadas à Floresta, assim como os recursos que são produzidos pela natureza.

Os temas a abordar focam a flora e a fauna portuguesa, as funções da floresta, a importância e o valor da floresta para o Homem, as profissões e as actividades florestais e os benefícios sociais, económicos e ambientais que uma floresta oferece.

A iniciativa será desenvolvida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Anadia, em colaboração com a Associação Florestal do Baixo Vouga, os Bombeiros Voluntários de Anadia e a Guarda Nacional Republicana (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente).