Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia assinala “50 anos do 25 de Abril”

29 de Março 2024 Jornal Campeão: Anadia assinala “50 anos do 25 de Abril”

O Município de Anadia, em parceria com as Juntas de Freguesia, vai celebrar o 50.º aniversário do “25 de Abril de 1974” com uma vasta programação ecléctica dirigida a diferentes segmentos etários. As comemorações têm início no próximo dia 5 de Abril e irão desenvolver-se por todo o mês, em vários locais do concelho.

Homenagem aos autarcas, tertúlia, palestra, exposições, actividades desportivas, recreativas, culturais e sessão solene da Assembleia Municipal serão algumas das acções que vão assinalar a efeméride, dinamizadas pelo Município, Juntas de Freguesias, envolvendo também todo o tecido associativo concelhio.

A primeira iniciativa vai decorrer no dia 5 de Abril, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal.

Uma tertúlia com a presença de Carlos Magno (analista politico), Fernando Dacosta (jornalista e escritor), Joaquim Letria (jornalista) e Albino Almeida (presidente da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais) que irão “conversar” sobre o “25 de Abril e o Poder Local”.

No dia seguinte, a partir das 15h00, também na Biblioteca Municipal, decorre uma palestra de orientação vocacional/profissional subordinada ao tema “Encontra o teu caminho: os jovens, o ensino e o mercado de trabalho”. Uma acção dirigida a jovens do 9.º e 12.º ano e respectivos encarregados de educação.

De 8 de Abril a 14 de Junho, uma exposição itinerante subordinada ao tema “25 de Abril: rumo ao cinquentenário” irá percorrer as escolas do 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário e Profissional do concelho. De 9 de Abril a 28 de Maio, as escolas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo recebem a peça de teatro de fantoches “Era uma vez um cravo nascido no mês de Abril”.

De 15 a 30 de Abril, a sala Polivalente da Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Retratos divergentes”. Uma perspectiva do antes e depois do 25 de Abril de 1974.

O Agrupamento de Escolas de Anadia também vai assinalar os “50 anos do 25 de Abril” com uma semana de actividades em torno desta temática que decorrerá entre 15 a 19 de Abril. Está previsto um conjunto de actividades, envolvendo toda a comunidade educativa, nomeadamente performances cativantes e inovadoras, exposições, oficinas criativas, videoarte, palestras e workshops interactivos, onde se incluem também a “Mostra de actividades dos Grupos Disciplinares” e a “Mostra de Talentos dos alunos do agrupamento intitulado «Democracia + Liberdade = Alegria»”.

A Universidade Sénior da Curia vai ter patente ao público, de 23 de Abril a 5 de Outubro, no Curia Tecnoparque, a mostra “O Legado de um Cravo”, constituída por 12 painéis, que tem como objectivo a socialização e a preservação de memórias.

No dia 24, em Sangalhos, reúne-se uma Assembleia de Freguesia jovem, entre as 14h00 e as 16h00, com a presença de cerca de 30 alunos do Centro Escolar de Sangalhos. A sessão contará com a presença, na Mesa, dos representantes dos Órgãos do Poder Local do concelho de Anadia. Neste período, para além de performances musicais, haverá um momento de perguntas e respostas em que se falará do 25 de Abril e do papel do Poder Local.

Ainda neste dia, mas pelas 21h00, o Município presta homenagem aos autarcas (Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia) eleitos no pós 25 de Abril, numa cerimónia que vai decorrer no Cineteatro Anadia. Um reconhecimento pelo trabalho, empenho e espirito de missão em prol da comunidade.

Como habitualmente, no dia 25 de Abril realiza-se a sessão solene extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, na Praça do Município.