Coimbra  1 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia aprovou projecto final de regulamento do Centro de Recolha de Animais

21 de Abril 2021 Jornal Campeão: Anadia aprovou projecto final de regulamento do Centro de Recolha de Animais

A Câmara Municipal de Anadia aprovou o projecto final de regulamento de funcionamento e da actividade do Centro de Recolha Oficial de Animal de Companhia (CROAC) do Município.

O documento será agora submetido à Assembleia Municipal para aprovação final.

“O projecto de regulamento estabelece as regras a que obedece o funcionamento e a actividade do CROAC de Anadia, bem como a definição dos termos gerais de prestação do serviço público de recolha, alojamento, adopção da população canina e felina, bem como do controlo de zoonoses e execução das medidas de profilaxia médica e sanitárias determinadas pela autoridade competente”, disse a autarquia referindo que, durante o período de discussão pública, não recebeu qualquer contributo ou sugestão para o projecto.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (Canil/Gatil), localizado na Zona Industrial de Alféloas, União de Freguesias de Arcos e Mogofores, encontra-se na sua fase final de construção, representando um investimento de cerca de 240 000 euros.

O CROAC é constituído por dois edifícios de piso único que irão albergar, para além das celas para os animais (cães e gatos), salas de esterilização, de recobro, de occisão, de isolamento e quarentena e de multiespécie, posto de vacinação, gabinete veterinário, zona de higienização, armazém de cadáveres, maternidade, enfermarias, espaços de exercício comum, áreas de apoio e logística.

Este projecto visa alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais.

Outro dos objectivos deste projecto passa por executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, assim como programas e acções que visem o bem-estar animal. Pretende-se também proceder à esterilização dos animais errantes sempre que necessário.

Para o Executivo, “que este novo Centro de Recolha vem dotar o Município de uma melhor capacidade de resposta às inúmeras solicitações que chegam à Câmara Municipal”.