Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia apoia construção da Casa de Éfeso

15 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Anadia apoia construção da Casa de Éfeso

O Município de Anadia deliberou atribuir, na reunião de Executivo da passada quarta-feira (09), uma verba de 10 000 euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Moita destinada a colaborar nas despesas realizadas com os trabalhos levados a efeito na Casa de Éfeso (Casa de Maria), um edifício de culto religioso localizado no lugar da Junqueira, freguesia da Moita.

De recordar que, em 2019, o Executivo já havia atribuído um apoio, também de 10 000 euros, para a construção do edifício. Com o valor agora deliberado, o apoio da autarquia anadiense para a criação daquele espaço religioso, na Junqueira – Moita, perfaz um total de 20 000 euros.

Este espaço religioso foi inaugurado, no passado dia 06 de Setembro, numa cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Aveiro, D. António Moiteiro. Para além das entidades religiosas locais, o evento contou ainda com a presença de Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e dos presidentes das Juntas de Freguesia da Moita e de Vila Nova de Monsarros.

A Casa remete para uma construção existente na localidade de Éfeso, na Turquia, e que terá sido a última morada da Virgem Maria antes da assunção.

Maria Teresa Cardoso sublinha que se trata de “um espaço de culto religioso e de interesse cultural para a região, constituindo-se num monumento de referência mundial”.