Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ana Arrebentinha e Fernando Mendes vão estar na Mealhada

27 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Ana Arrebentinha e Fernando Mendes vão estar na Mealhada

O humor de Ana Arrebentinha, a comédia de Fernando Mendes, teatro infantil, música e cinema são os argumentos do Cine-teatro Messias, na Mealhada, para o quadrimestre Setembro/Dezembro 2020 após a paragem forçada pela pandemia da covid-19.

Ana Arrebentinha é uma referência do ‘stand-up comedy’ em Portugal. Natural da Amareleja, a alentejana “é muito mais que uma brilhante contadora de anedotas e tem o dom de fazer rir até os mais sisudos”, disse a autarquia.

O Cine-teatro recebe-a no dia 11 de Outubro, às 16h00, com o espectáculo “Coisas de Mulheres”, um monólogo intensamente humorístico que conta histórias hilariantes e únicas da condição feminina na aparente vulgaridade do quotidiano de todas as mulheres. As dietas, os filhos que existem ou não, as roupas, os casamentos, o sexo, entre outros temas.

No dia 07 de Novembro, pelas 21h30, será a vez de Fernando Mendes. O actor regressa com o espectáculo “Insónia”, “uma comédia que brinca com questões sérias, em que se assiste a uma hilariante crise interior de Custódio, um homem que se encontra à beira do divórcio e cuja mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objectivos de vida para além de comer, beber e dormir” conta o Município que organiza o evento.

Antes destas duas produções nacionais, o Cine-teatro abre portas aos artistas locais. Primeiro, a 26 de Setembro (21h30), com um concerto com os músicos Francisco Saldanha (voz e piano), CB Correia (voz e guitarra), Ricardo Carvalho (baixo), Toni Viais (voz e guitarra) e Miguel Silva (voz e guitarra); depois, a 10 de Outubro (17h), com a peça de teatro infantil “Antes de começar”, de Almada Negreiros, trazida a palco pela companhia Caixa de Palco.

Estes dois espectáculos são contratados pela Câmara Municipal da Mealhada como forma de apoio aos artistas profissionais, residentes no concelho da Mealhada, que, devido à covid-19, ficaram sem trabalho e, por isso, sem quaisquer fontes de rendimento.

“Os bilhetes para estes dois eventos serão gratuitos e preferencialmente oferecidos pelo Município aos profissionais que, no período de confinamento obrigatório, estiveram sempre na “linha da frente”, a trabalhar para que nada faltasse aos munícipes da Mealhada, nomeadamente nas unidades de saúde, IPSS, bombeiros, escolas, GNR, padarias, bombas de combustível, farmácias, empresas de transportes, entre outros”, adianta a autarquia.

A 01 de Novembro (17h00), o palco do Cine-teatro Messias é reservado à música clássica.  A Orquestra Sem Fronteiras apresenta-se pela primeira vez ao público da Mealhada, com um concerto que assinala o 250.º aniversário do nascimento de Beethoven e conta com a solista nacional Marta Menezes. As entradas serão livres, mas sujeitas ao levantamento prévio de bilhete.

O teatro infantil estará presente também em Sezembro, dia 05, às 16h00, com a peça “O Capuchinho Vermelho”. A companhia Plateia D’emoções – Produções Artísticas vira a história do Capuchinho Vermelho ao contrário e dá-lhe uma nova dimensão: inventa personagens, cria canções e acrescenta outras mensagens, num espectáculo para os mais pequenos.

O cinema é retomado já em Setembro com as habituais sessões de sexta-feira, sábado e domingo, com filmes como “Bem-vindos a África” (04, 05 e 06 de Setembro), “Scooby” (11, 12 e 13 de Setembro), “Tenet” (18, 19 e 20 de Setembro) e “Os novos mutantes” (25 e 27 de Setembro).

“Procuramos, como tem sido a nossa linha de actuação, oferecer uma programação diversificada dentro dos limites que temos e que, actualmente, são ainda maiores devido à pandemia. Queremos voltar a disponibilizar produtos culturais aos nossos munícipes, mas fá-lo-emos cumprindo todas as recomendações e cuidados das autoridades de saúde”, sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Tendo em conta as imposições da Direcção-Geral da Saúde, a lotação do Cine-teatro Messias ficou reduzida a 50 por cento da sua capacidade, pelo que a Câmara Municipal sugere que a reserva de bilhetes seja feita o quanto antes, através do e-mail teatromessias@cm-mealhada.pt.