Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Amílcar Falcão reeleito Reitor da Universidade de Coimbra

6 de Fevereiro 2023 Jornal Campeão: Amílcar Falcão reeleito Reitor da Universidade de Coimbra

Amílcar Falcão ladeado pelos 31 membros do Conselho Geral presentes na votação (Foto: UC | Paulo Amaral)

Amílcar Falcão foi esta segunda-feira reeleito Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para o mandato 2023-2027 e a tomade de posse será a 1 de Março.

O anúncio foi feito pela presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, após a reunião plenária deste órgão de governo, em que foi realizada a eleição.

Candidato único ao cargo, Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira venceu com 87% dos votos expressos: recebeu 27 votos favoráveis, numa eleição em que participaram 31 membros do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (quatro estiveram ausentes por motivos de força maior).

“O processo de selecção do novo Reitor decorreu com grande serenidade, tendo sido observados os requisitos regulamentares em todas as etapas do mesmo. As sessões pública e privada de apresentação do Plano de Acção do candidato Professor Doutor Amílcar Falcão permitiram um diálogo construtivo e reflectido entre o Conselho Geral e o candidato que certamente beneficiaram a transparência do processo e a legitimidade do agora eleito Magnífico Reitor, Professor Doutor Amílcar Falcão, para o exercício de um novo mandato”,referiu Gabriela Figueiredo Dias.

“Nesta ocasião não posso deixar de agradecer ao Professor Doutor Amílcar Falcão a disponibilidade e o compromisso com o projeto da Universidade de Coimbra que esta nova candidatura revela, desejando-lhe as maiores felicidades para o novo mandato”, afirma a presidente do Conselho Geral da UC.

Amílcar Falcão, de 58 anos, é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1989), Doutorado (1995) e Agregado (2002) em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra – instituição na qual é Professor Catedrático desde 2007. Foi também Diretor da Faculdade de Farmácia (2010-2012) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar (2013-2019) e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (2011-2019). Desde 2019 que é Reitor da instituição.

A eleição do Reitor da Universidade de Coimbra foi efectuada numa reunião plenária do Conselho Geral da instituição. O organismo é constituído por 35 membros: 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos funcionários não-docentes e não-investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito, externas à Universidade.

LEGENDA