Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ambiente: Vereador alerta para “aberração alergizante”

9 de Abril 2018

José Manuel Silva, à direita, na foto

O vereador da Câmara de Coimbra e médico José Manuel Silva rotulou, anteontem, de “aberração alergizante” o parque infantil adjacente à rotunda da Casa do Sal.
Citado num comunicado do movimento “Somos Coimbra”, de que ele é líder, o autarca alertou para o facto de aquele equipamento estar “absurdamente colocado no meio de várias vias de comunicação de tráfego elevado”.
“É prejudicial para a saúde das crianças e para a dos adultos, pois está num ambiente particularmente tóxico”, alegou o médico, acrescentando: “a sugestão que damos aos pais é no sentido de não levarem os filhos para o parque infantil da Casa do Sal”.
Segundo o vereador, “o que se exige da Câmara é que construa parques infantis em locais com um ambiente saudável e que desenvolva uma política de fundo relativa à qualidade do ar exterior e interior no concelho de Coimbra”.
“O urbanismo é uma ciência humana eclética, não pode ser apenas arquitectura, engenharia, economia e paisagem, também tem de ser biologia, ecologia, ambiente, geografia, cultura, saúde e muito mais”, advertiu o anterior bastonário da Ordem dos Médicos.
“Saúde e qualidade do ar em Coimbra” foi o tema de uma conferência-debate efectuada, sábado (07), na sede regional da Ordem dos Engenheiros.
O evento, que deu início a um ciclo de periodicidade mensal, foi organizado pelo movimento cívico “Somos Coimbra” e teve como palestrantes Ana Todo Bom (imuno-alergologista), António Jorge (pneumologista) e Myriam Lopes (especializada em Engenheira do Ambiente).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com